Fashion Revolution 2025 tem início
A Semana Fashion Revolution, campanha de moda que promove centenas de ações gratuitas em todo o Brasil, destaca os saberes locais, condições de trabalho e a emergência climática como pilares para transformar a moda brasileira. Com o tema “Pense Global, Aja Local: quem é o Brasil na Revolução da Moda?” a ação, que vai até o dia 27 de abril, busca mapear os maiores problemas e soluções da moda no país, a fim de promover um olhar aprofundado sobre territórios e saberes locais, emergência climática e direitos dos trabalhadores na cadeia produtiva.
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No Brasil, a SFR existe desde 2014 e foi criada após a tragédia do Rana Plaza, que vitimou 1.138 trabalhadores da moda em Bangladesh em 2013. Marina de Luca, Coordenadora de Mobilização e da SFR, destaca que “atuar, há 11 anos, nessa jornada nos ensinou muita coisa, e é muito potente ver a consolidação dessa campanha plural a cada ano”. Para a coordenadora, o mapeamento proposto pela campanha deste ano é uma forma de evidenciar a maturidade do movimento, que, atualmente, conta com uma rede de centenas de voluntários, espalhados por todas as regiões do Brasil, e que atuam em mais de 150 instituições de ensino.
Programação da Semana Fashion Revolution Brasil 2025
As ações da Semana Fashion Revolution 2025, que incluem debates, workshops, painéis entre outros, acontecerão em todo o território nacional. A programação, totalmente gratuita, é organizada pelos 114 representantes locais e mais de 170 embaixadores educacionais do Instituto. Em 2024, foram mais de 900 ações, em mais de 100 cidades, e as expectativas para este ano são de um recorde.
Entre os destaques da programação está uma parceria inédita com o Itaú Cultural Play e Laura Artigas, que traz uma seleção de documentários sobre moda, disponíveis na plataforma. Também acontecerá uma aula sobre direitos trabalhistas para costureiras de todo o país, promovida pelo Coletivo Mulheres do Polo. O Dia das Manualidades na Rua, no dia 26 de abril, uma ação global, acontecerá em diversas cidades simultaneamente, e tem o objetivo de incentivar e valorizar o reparo e atividades manuais, e sua importância socioeconômica. Haverá programação em Curitiba, confira os locais e horários neste link.
Brasil é um gigante têxtil
“O engajamento comunitário é peça-chave para a transformação da moda. O Brasil é um gigante têxtil e, ao mapearmos, em conjunto, os problemas e soluções locais, temos um imenso potencial para gerar impactos positivos no setor, fazendo da moda brasileira uma inspiração para a cadeia têxtil global”, afirma Fernanda Simon, Diretora Executiva do Fashion Revolution Brasil.