FASHION ESTéTICA

O que comer para evitar celulites

Por Luciane Horcel

O peso pode estar em dia, o rosto OK e a saúde mais ainda, mas se as temidas celulites começam a assombrar seu verão, o desfile de biquíni pela praia é quase um martírio. Elas podem surgir pelos mais diferentes motivos: hormônios, sedentarismo, obesidade, predisposição genética e familiar, fatores psicossomáticos (como a ansiedade, depressão e estresse), distúrbios circulatórios, gravidez, disfunções intestinais, excesso de radicais livres no organismo e tabagismo.

Além disso, a inflamação das células pode ser favorecida com o consumo de gordura trans, gordura saturada (carne vermelha gorda, pele das aves, frios, queijos amarelos, bolachas, sorvetes de massa, folhados, biscoitos amanteigados e recheados, chantilly, creme de leite, etc.), frituras, sal, alimentos industrializados (enlatados, sopas prontas, temperos prontos, macarrão instantâneo), refrigerantes, carboidratos refinados (pão branco, macarrão refinado, arroz branco, etc), açúcar e doces, excesso de adoçantes e bebidas alcoólicas.

Para evitar que essa inimiga da pele acabe por prejudicar seus dias de verão, a nutricionista Isabel Andrade, da Venutri Atendimento Nutricional, dá algumas dicas de alimentos e hábitos que podem deixar as “indesejadas” bem longe de você.

Alimentos anticelulite:
Frutas, verduras e legumes proporcionam ao organismo uma grande variedade de vitaminas, minerais, fibras e propriedades antioxidantes.

Quem são:
– Maçã: fonte de pectina, um tipo de fibra que neutraliza as toxinas presentes no organismo.
– Lima da pérsia: limpa o sistema linfático e desintoxica o fígado.
– Melancia e abacaxi: ricos em nutrientes e com ação diurética. O abacaxi ainda possui a enzima bromelina que facilita a digestão da gordura e tem ação antiinflamatória
– Frutas vermelhas, suco de uva e romã: ricas em antioxidantes.
– Brócolis, couve, repolho, folhas verdes escuras, aspargos, alho, cúrcuma, gengibre, manjericão, hortelã, alcachofras além das ervas e especiarias. Esses alimentos são ricos em nutrientes que melhoram a destoxificação hepática, fundamental para eliminação das toxinas acumuladas.
– Vegetais verdes escuros: possuem clorofila, que contém ação desintoxicante e regulariza a função intestinal. Os sucos com esses vegetais têm baixo teor calórico, e são fonte de vitaminas do complexo B, C, A e K e minerais como magnésio, ferro e cálcio.

Alimentos anti-inflamatórios
Amenizam processos que enfraquecem as defesas das células. Quando não estão fortes são vítimas fáceis dos radicais livres, o que favorece a celulite.

Quem são: alface, azeite de oliva, brócolis, espinafre, ervilha fresca ou seca, feijão-branco, peixe e nozes, óleo de prímula e frutas.

Fibras
As fibras aumentam o trânsito intestinal promovendo a retirada de toxinas e estimulam o crescimento das bactérias benéficas para o nosso organismo.

Quem são: arroz integral, aveia, linhaça dourada, gérmen de trigo, flocos de quinua e outros alimentos ricos em fibras. A aveia ainda possui o mineral silício, que atua na reorganização de nosso tecido adiposo, colágeno e circulação, permitindo melhor fluxo de nutrientes e melhor eliminação das toxinas.

Gorduras boas
Os ácidos graxos essenciais atraem a água e a retêm dentro das células, garantindo hidratação. O ômega 3 ainda melhora a circulação e possui ação anti-inflamatória.

Quem são: azeite de oliva extra virgem, óleo de linhaça, sementes (linhaça, gergelim e girassol), castanhas, nozes, amêndoas e peixes.

Aminoácidos
Os aminoácidos estimulam a produção de colágeno e elastina, que dão firmeza à pele, reduzindo a aparência da celulite.

Quem são: encontrados principalmente em carne bovina, de peixe, frango e nos ovos.

Coenzima Q10
Essa coenzima melhora a atividade mitocondrial, importante para renovação e oxigenação celular, favorecendo a saúde da pele.

Quem são: presente em alimentos como espinafre, sardinha, brócolis, feijão azuki, abacate, semente de gergelim e oleaginosas (pistache, castanhas, amêndoas, nozes).

Água e Chás
Favorecer a hidratação dos tecidos diminui a retenção hídrica, ajudando a eliminar toxinas. Complete o consumo de líquidos com chás, dando preferência ao chá verde, branco, de hibisco e cavalinha, que possuem ação desintoxicante e diurérica. Diversifique e consuma cerca de 500ml, espaçado ao longo do dia.

Alimentos alcalinos e ácidos
Como o excesso de toxinas e a inflamação são causadores celulite, se o organismo permanece com pH levemente alcalino, as toxinas são melhor eliminadas.

Quem são os alcalinos: vegetais em geral (brócolis, melão, abacaxi, lima, nectarina, couve, alho), leguminosas (lentilha), brotos, frutas secas, oleaginosas (castanhas, nozes), tubérculos e cogumelos.

Quem são os ácidos: farinha de trigo, sal, pão branco, carnes, queijos (mesmo branco), leite, iogurte, açúcar, churrascos, frituras, bebidas alcoólicas, café, refrigerantes, doces, sorvetes, embutidos e enlatados.

 

Deixe um comentário