IT’S COLD! Massagem no inverno pode trazer benefícios à pele
O inverno chegou e trouxe com ele as características comuns da estação: queda na temperatura, baixa umidade do ar, vento e o consequente incômodo quase generalizado de pele ressecada, aparência acinzentada, sensação de repuxamento e até mesmo descamações. Então, vêm os porquês dessa sensação e o que se pode fazer para minimizar os efeitos do frio na pele, o maior órgão do corpo.
LEIA TAMBÉM: Care that heats: 3 problemas e 3 soluções para a pele no inverno
“O ressecamento tem a ver com a perda da gordura natural que protege a pele, sem falar que a velocidade com que produzimos essa proteção também diminui no inverno”, explica o médico e professor Alexandre Duarte, membro do The Metabolic Medical Institute. Segundo ele, os banhos mais quentes também contribuem para o ressecamento.
Por isso, a época mais fria do ano pede algumas práticas que vão além do agasalho adequado. As mais comuns incluem utilização de hidratantes que trazem propriedades nutritivas, e a aplicação de óleos corporais especialmente nos cotovelos, joelhos e calcanhares, áreas que sofrem bastante nesse período.
Massagem: estímulo de colágeno
O que poucos sabem é que a massagem é uma grande aliada da saúde da pele também. Segundo a esteticista Renata França, o toque da massagem é um estímulo à produção de colágeno, o que promove a revitalização natural da pele. “As manobras da massagem ajudam a uniformizar a textura da pele, melhoram sua elasticidade e trazem de volta o aspecto de viço”, afirma.
Criadora de sete protocolos de massagem, incluindo a Miracle Face, dedicada a resgatar a beleza do rosto, Renata ressalta que a massagem estimula a circulação sanguínea, permitindo que toxinas e resíduos metabólicos sejam eliminados. “O resultado é a imediata sensação de leveza e bem–estar”, e ela completa: “Nos dias frios, não tem conforto maior do que se deitar numa maca aquecida e receber uma massagem, seja facial ou corporal. Corpo e mente agradecem. A pele, também”.