Artas: o robô que faz implante capilar quase indolor
Oitenta por cento dos homens estão propícios a perder os fios de cabelo até os 70 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), e essa queda está diretamente ligada ao aumento do hormônio DHT, predominante no sexo masculino. Mas o que poucos sabem é que existe tratamento e que a cirurgia de implante capilar pode ser uma solução eficaz e pouco dolorosa. Pelo menos é o que promete o robô Artas.
O equipamento realiza um procedimento menos invasivo do que os normais, sem cicatrizes e de rápida recuperação do paciente. Segundo o médico especialista em cirurgias capilares, Lucas Fustinoni, esse é o único robô de transplante capilar do mundo.
Durante a cirurgia, o Artas utiliza um braço robotizado e, por meio de algoritmos inteligentes, identifica com imagens 3D os folículos de melhor qualidade, (cabelos da nuca) para serem transplantados. Com um sistema de imagem guiada, ele permite que o processo seja extremamente preciso, com um resultado final permanente e aspecto natural.
É importante a avaliação do paciente para analisar o grau de calvície e para que possa ser indicado o melhor tipo de transplante. “Nessa avaliação, analisamos quantas mil unidades serão necessárias durante o transplante para poder oferecer um bom resultado ao paciente. É importante ressaltar que um transplante capilar deve oferecer naturalidade para a pessoa e nunca ficar perceptível que ela realizou um procedimento como esse”, explica o médico.
A clínica de Lucas fica em Florianópolis e para quem busca informação com qualidade na internet, o médico também disponibiliza vídeos em seu canal do Youtube sobre beleza e principalmente cuidados com os cabelos.