FASHION

Em paz com o envelhecimento 

Longe de ser tabu, as marcas do tempo na pele devem ser discutidas com profissionais para encontrar a melhor forma de cuidar delas.

Envelhecer é a confirmação de que a vida está cumprindo seu fluxo natural. Portanto, fazer do tempo seu amigo é também entender que, hoje, a medicina é uma aliada importante.
Fomos em busca de quem entende do assunto – a médica Alexandra Goetze, dermatologista e cirurgiã dermatológica, profissional que atua na Clínica Newestetic e também no Hospital Evangélico Mackenzie, como preceptora do Ambulatório de Cirurgia Dermatológica e Oncodermatologia – para falar sobre envelhecimento. Ela deixa claro que o tema não pode ser um tabu – longe disso, precisa ser debatido enquanto é tempo. Confira a entrevista a seguir.

Quanto antes pensar no envelhecimento, melhor?
Entre os 20 e os 25 anos, paramos de produzir colágeno e, a partir dos 30, só consumimos o colágeno já produzido. Portanto, desde os 25 anos, começamos a envelhecer. O envelhecimento engloba, além do consumo de colágeno, a absorção de gordura da face e a perda e a remodelação óssea. Com 40-50 ou 60 anos, esse processo culmina na ptose (queda) da face. Entre as medidas preventivas para desacelerar o processo natural do envelhecimento, incluímos cuidados diários com a pele (uso de protetor solar, rejuvenescedores e antioxidantes) e os procedimentos dermatológicos realizados em consultório, como toxina botulínica, preenchimento com ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno, peelings e tecnologias como lasers e ultrassom microfocado.

Existem tratamentos e procedimentos possíveis para retardar o envelhecimento?
Incrível, né? Existem produtos e tecnologias que fazem a pele produzir colágeno, como os bioestimuladores de colágeno e o ultrassom microfocado (Ultraformer III), produtos para repor o volume perdido e procedimentos para tratar a superfície da pele, como lasers e peelings, além de alternativas para melhorar as rugas finas, como skinbooster e fios de PDO.

O que é envelhecer esteticamente bem?
É manter a autoestima e o autocuidado. A estética vai muito além de um botox ou uma seringa de ácido hialurônico. A nossa aparência influencia na forma como nos comportamos e encaramos a vida, na mensagem que passamos para os outros. Ninguém quer parecer cansado, triste ou bravo, né? E é isso que o processo de envelhecimento faz. Acredito que não é voltar no tempo, ou ficar parecendo 25 anos mais novo, mas aceitar a idade e que podemos, sim, viver melhor.

Qualquer pessoa pode buscar um envelhecimento esteticamente saudável?
Com certeza! Porém, acredito que, com a popularização desses procedimentos, estamos vivendo uma era de exageros – e isso vai além de prevenção. Muitas vezes, é uma mutilação e distorção da imagem. Sou a favor de modificar algo que incomode, mas com muita consciência, sempre com um profissional capacitado e bem treinado.

Dra. Alexandra Goetze | Clínica Newestetic
Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 318, Campina do Siqueira, Curitiba/ PR
www.newestetic.com.br | @clinicanewestetic
Tel.: (41) 3339-0964 | (41) 9 9908-3834

*Conteúdo originalmente publicada na edição 249 da revista TOPVIEW. 


TVBC: TOPVIEW Branded Content é um conteúdo em formato editorial criado especialmente para o cliente

Deixe um comentário