Dona Karda: o e-commerce que apresenta um novo formato de luxo
Foi em 2017, a partir de uma experiência pessoal, que Ana Maria Kardacheuski decidiu criar o Dona Karda. O e-commerce trabalha com a venda de itens de luxo – bolsas, acessórios e sapatos – de segunda mão e, para atender um público exigente e entregar produtos autênticos, Ana faz um minucioso trabalho de curadoria das peças. Nessa entrevista, ela fala sobre seu trabalho e sobre a tendência de se consumir o luxo em segunda mão.
Dona Karda: e-commerce de luxo
De onde surgiu a ideia de trabalhar com produtos originais de luxo de segunda mão?
Eu tinha recém-retornado de uma viagem de estudos ao Canadá e estava decidindo qual caminho profissional seguir. Foi quando tentei vender algumas bolsas minhas no mercado de second hand. Tive dificuldades nesse processo. Naquele momento, percebi que poderia fazer um bom trabalho nesse mercado, uma vez que tenho uma vasta experiência no comércio de moda: trabalhei com marcas internacionais de luxo e criei network ao longo dos anos.
Como os produtos chegam até você? E como você verifica a autenticidade deles?
Os produtos vêm de amigas, antigas clientes e algumas indicações confiáveis. Assim, podemos garantir a procedência deles. Mesmo assim, somos exigentes no processo de aceitação das peças. A grande maioria dos nossos itens é pouco ou nunca usado. Quanto à autenticidade, são vários os fatores importantes, como a procedência comprovada, muitas vezes por meio de nota fiscal, e a conferência das especificidades que cada marca possui, como os materiais, as costuras, as ferragens, os códigos internos, entre outros. A experiência e o conhecimento técnico são cruciais para garantir a autenticidade.
De que forma as redes sociais ajudam o seu negócio?
O Instagram (@donakardaluxo) é nossa maior ferramenta de divulgação e a principal forma de levar as clientes até o nosso site. Nós somos detalhistas com a comunicação e, por respeito às marcas, direitos autorais e para uma relação de transparência com nossas clientes, nós produzimos nossas próprias fotos.
Qual é o perfil da cliente Dona Karda?
A grande maioria das clientes já consome produtos de luxo e conhece o mercado. São mulheres de alto poder aquisitivo e que se interessam pelo novo paradigma de circularidade do consumo, que envolve o consumo mais sustentável e engajado com as novas tendências globais, já praticadas nos países desenvolvidos. E, muitas vezes, oferecemos produtos que não se encontram mais nas lojas ou mesmo de marcas que não possuem lojas próximas.
Como comprar no Dona Karda?
É um e-commerce, não temos espaço físico. Todas as vendas são realizadas pelo nosso site (www.donakardaluxo.com.br). É uma plataforma de fácil acesso e segura, com todas as informações sobre os produtos, como medidas e estado de conservação, além de várias fotos. Para maiores esclarecimentos, também tiramos dúvidas por e-mail ou Whatsapp que encontram-se no site.