Diamante rosa-púrpura bate recorde em leilão, sendo vendido por mais de R$ 155 milhões
Um diamante rosa-púrpura estabeleceu um novo recorde como o maior já leiloado, sendo vendido por US $ 29,3 milhões (R$ 155 milhões) em Hong Kong – UAU! “The Sakura“, a palavra japonesa para flor de cerejeira, é um diamante rosa-púrpura de 15,8 quilates incrustado em um anel de platina e ouro, de acordo com a casa de leilões Christie’s que organizou a venda.
O diamante é classificado como “vívido extravagante” por causa de sua profundidade de cor e “internamente impecável”, o que significa que qualquer mancha interna só é visível sob um microscópio poderoso.
A Christie’s disse que “The Sakura” foi comprada por um comprador privado asiático no domingo (23/05), mas não poderia dar mais detalhes.
“The Sakura” foi leiloado ao lado de “The Sweet Heart”, um anel de diamante rosa em forma de coração extravagante de 4,2 quilates, vendido por US $ 6,6 milhões.
Vickie Sek, presidente do departamento de joias da Christie’s para a Ásia-Pacífico, disse em um comunicado no site da Christie’s que as “fortes taxas de venda por distribuidores e preços excepcionais alcançados por diamantes coloridos e gemas de alta qualidade refletem uma forte demanda do mercado”.
“The Sakura” bateu um recorde anterior estabelecido por “The Spirit of the Rose“, um diamante rosa-púrpura de 14,8 quilates que foi vendido por mais de $ 27 milhões em um leilão organizado pela Sotheby’s em Genebra, Suíça, em novembro.
Ele foi cortado de um diamante bruto maior que pesava 27,8 quilates, que foi descoberto em Yakutia, nordeste da Rússia em 2017. O diamante bruto foi considerado o maior cristal rosa já extraído na Rússia.
“The Spirit of the Rose” foi o nome dado ao diamante lapidado, em homenagem ao último balé lendário que o dançarino russo-polonês Vaslav Nijinsky apresentou no palco.
Diz-se que apenas 1% dos diamantes rosa têm mais de 10 quilates e apenas 4% são classificados como “vívido extravagante”.
O “CTF Pink Star”, pesando 59,6 quilates, detém o recorde atual para o preço pago por um diamante rosa em leilão, de US $ 71,2 milhões, que foi vendido em Hong Kong em abril de 2017.
(Via: CNBC)