FASHION

Conheça Damatta, a marca das irmãs curitibanas que coleciona fãs

As roupas e os acessórios de Camila e Cyntia Damatta têm apenas um ano e já estão ganhando o mundo, com muita elegância e sem formalidade

Na 1ª Amostra de Moda Autoral de Curitiba (AMA), evento realizado em setembro de 2015, alguns ateliês curitibanos desfilaram suas coleções para uma plateia atenta e ansiosa. Entre tantos talentos daqui, uma marca cujas produções exalavam sobriedade e elegância, com looks pretos, brancos e cinza, chamou a atenção.

E quem olhava mais atento, ainda percebia brincos, anéis e colares tão audaciosos quanto as roupas e, ao mesmo tempo, extremamente harmoniosos naquele contexto.

Era a estreia oficial da Damatta, marca de roupas e acessórios das irmãs Cyntia e Camila Damatta – as duas meninas tímidas que surgiram ao final do desfile. Meninas, sim. Cyntia tem 26, é formada em Design de Produto e se especializou em joalheria, curso que fez no Rio de Janeiro. Camila tem apenas 23, fez Publicidade e Propaganda e está em vias de concluir a pós-graduação em Estratégias de Moda.

Da esquerda para a direita: brincos Eco, R$ 279; brincos Contraste, R$ 235; e anel Contraste, R$ 185.

Além de compartilharem os mesmos pais – e, quem sabe, justamente por isso – as irmãs acabaram descobrindo outras muitas afinidades. Apesar das formações distintas, ambas gostavam de moda, do design e da ideia de criar uma marca própria onde pudessem combinar suas inspirações e criações. Assim, em 2014, a ideia saiu do papel e começou a ganhar pernas.

Com pouca experiência, elas já tinham uma certeza: dar às joias o mesmo peso que as roupas têm. “Porque o que a gente vê em muitas marcas assim é que uma área sempre fica mais de lado que a outra”, explica Cyntia, a irmã responsável por criar os acessórios contemporâneos da Damatta.

No início da parceria, elas juravam que as roupas chamariam mais atenção e venderiam mais, mas se enganaram. As joias têm tanto ou até mais peso que as roupas – haja vista aqueles que passam a conhecer a marca inicialmente pelos brincos ou anéis tão diferentes. Parcela de clientes que, segundo elas, é comum.

Do erro ao acerto

Quando estava desenhando as joias da segunda e mais recente coleção, Cyntia quis concluir três modelos de anéis, mas só tinha dois realmente bons. Um terceiro esboço estava de lado, “achei feio, não gostei”, conta a irmã mais velha. Ao ver o anel considerado patinho-feio, Camila adorou e convenceu a irmã a produzi-lo. Trata-se do modelo Domo, a peça mais vendida até então.

O episódio retrata o respeito que uma tem pela opinião da outra. “Se dependesse de mim eu não teria feito”, admite Cyntia. E mesmo tendo as funções bem definidas, tudo é feito em conjunto, da pesquisa até a conclusão de cada peça. Nas roupas, a linha clean, moderna e atemporal se mantém. Ao desenhar, Camila procura criar uma veste sem links permanentes com a moda, algo que a mulher possa usar quando ela quiser.

Já caíram no gosto das clientes e amigas as blusas, os casacos e o macacão – peça que está em alta nas araras de muitas marcas. Ao contrário da irreverente Jacu, outra marca curitibana retratada por aqui, Camila não é muito ligada a estampas. “Na primeira coleção houve uma coisa ou outra. Mas uma das nossas frentes é o design mais clean, os cortes e caimentos”, diz. Também não tem um tecido preferido. “Vejo muito de tudo para criar, assim as ideias surgem”, completa Camila.

Da coleção Fotovolia 2: a blusa custa R$ 149 e o macacão R$ 309.

As irmãs já lançaram duas coleções: Fotovolia 1 e Fotovolia 2, inspiradas no poder da iluminação sobre a arquitetura grega (no grego, fotovolia significa luminescência). A primeira, de inverno, trouxe o contraste das casinhas brancas com as luzes do nascer do sol, pôr do sol e da noite. Na segunda, uma paleta do branco ao preto, passando pelos cinzas, deu mais destaque às formas arquitetônicas nas roupas e joias.

Cada coleção traz entre 20 ou 30 peças de roupa e 15 a 20 acessórios diferentes. E a cliente pode ainda escolher o tipo de pedra e o banho que o metal vai receber. “É uma forma de deixar a peça ainda mais personalizada”, afirma Cyntia. Ouro, prata ou ródio negro são as opções. E as pedras, todas naturais, variam com o tema da coleção. Ágata branca, ônix e labradorita estão na última linha lançada.

#apegadas

Cyntia e Camila também não imaginavam que suas peças ficassem restritas a uma faixa etária, mas sim a um estilo específico de mulher. “Elegante, mas nada formal” define uma delas. Prova disso é que uma boa parcela das mulheres acima dos 40 tem se interessado. Como a loja é online, também não existem barreiras geográficas para a Damatta.

No Instagram, a atriz Tainá Müller é uma das que se derrete pelos brincos das irmãs Damatta.

As roupas e acessórios das irmãs estão em São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Portugal e até na Suíça – neste último caso, a venda foi feita por Skype! Por enquanto, o escritório é em casa, mas o desejo de abrir um ateliê-showroom está cada vez mais perto da realidade. Para a próxima coleção, elas estão preparando novidades inspiradas – imagine só – nos ventos e brisas. Aqui, a plateia se mantém novamente ansiosa.

SERVIÇO

Atelier Damatta

www.atelierdamatta.com.br
instagram.com/atelierdamatta

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