Conheça Damatta, a marca das irmãs curitibanas que coleciona fãs
Na 1ª Amostra de Moda Autoral de Curitiba (AMA), evento realizado em setembro de 2015, alguns ateliês curitibanos desfilaram suas coleções para uma plateia atenta e ansiosa. Entre tantos talentos daqui, uma marca cujas produções exalavam sobriedade e elegância, com looks pretos, brancos e cinza, chamou a atenção.
E quem olhava mais atento, ainda percebia brincos, anéis e colares tão audaciosos quanto as roupas e, ao mesmo tempo, extremamente harmoniosos naquele contexto.
Era a estreia oficial da Damatta, marca de roupas e acessórios das irmãs Cyntia e Camila Damatta – as duas meninas tímidas que surgiram ao final do desfile. Meninas, sim. Cyntia tem 26, é formada em Design de Produto e se especializou em joalheria, curso que fez no Rio de Janeiro. Camila tem apenas 23, fez Publicidade e Propaganda e está em vias de concluir a pós-graduação em Estratégias de Moda.
Além de compartilharem os mesmos pais – e, quem sabe, justamente por isso – as irmãs acabaram descobrindo outras muitas afinidades. Apesar das formações distintas, ambas gostavam de moda, do design e da ideia de criar uma marca própria onde pudessem combinar suas inspirações e criações. Assim, em 2014, a ideia saiu do papel e começou a ganhar pernas.
Com pouca experiência, elas já tinham uma certeza: dar às joias o mesmo peso que as roupas têm. “Porque o que a gente vê em muitas marcas assim é que uma área sempre fica mais de lado que a outra”, explica Cyntia, a irmã responsável por criar os acessórios contemporâneos da Damatta.
No início da parceria, elas juravam que as roupas chamariam mais atenção e venderiam mais, mas se enganaram. As joias têm tanto ou até mais peso que as roupas – haja vista aqueles que passam a conhecer a marca inicialmente pelos brincos ou anéis tão diferentes. Parcela de clientes que, segundo elas, é comum.
Do erro ao acerto
Quando estava desenhando as joias da segunda e mais recente coleção, Cyntia quis concluir três modelos de anéis, mas só tinha dois realmente bons. Um terceiro esboço estava de lado, “achei feio, não gostei”, conta a irmã mais velha. Ao ver o anel considerado patinho-feio, Camila adorou e convenceu a irmã a produzi-lo. Trata-se do modelo Domo, a peça mais vendida até então.
O episódio retrata o respeito que uma tem pela opinião da outra. “Se dependesse de mim eu não teria feito”, admite Cyntia. E mesmo tendo as funções bem definidas, tudo é feito em conjunto, da pesquisa até a conclusão de cada peça. Nas roupas, a linha clean, moderna e atemporal se mantém. Ao desenhar, Camila procura criar uma veste sem links permanentes com a moda, algo que a mulher possa usar quando ela quiser.
Já caíram no gosto das clientes e amigas as blusas, os casacos e o macacão – peça que está em alta nas araras de muitas marcas. Ao contrário da irreverente Jacu, outra marca curitibana retratada por aqui, Camila não é muito ligada a estampas. “Na primeira coleção houve uma coisa ou outra. Mas uma das nossas frentes é o design mais clean, os cortes e caimentos”, diz. Também não tem um tecido preferido. “Vejo muito de tudo para criar, assim as ideias surgem”, completa Camila.
As irmãs já lançaram duas coleções: Fotovolia 1 e Fotovolia 2, inspiradas no poder da iluminação sobre a arquitetura grega (no grego, fotovolia significa luminescência). A primeira, de inverno, trouxe o contraste das casinhas brancas com as luzes do nascer do sol, pôr do sol e da noite. Na segunda, uma paleta do branco ao preto, passando pelos cinzas, deu mais destaque às formas arquitetônicas nas roupas e joias.
Cada coleção traz entre 20 ou 30 peças de roupa e 15 a 20 acessórios diferentes. E a cliente pode ainda escolher o tipo de pedra e o banho que o metal vai receber. “É uma forma de deixar a peça ainda mais personalizada”, afirma Cyntia. Ouro, prata ou ródio negro são as opções. E as pedras, todas naturais, variam com o tema da coleção. Ágata branca, ônix e labradorita estão na última linha lançada.
#apegadas
Cyntia e Camila também não imaginavam que suas peças ficassem restritas a uma faixa etária, mas sim a um estilo específico de mulher. “Elegante, mas nada formal” define uma delas. Prova disso é que uma boa parcela das mulheres acima dos 40 tem se interessado. Como a loja é online, também não existem barreiras geográficas para a Damatta.
As roupas e acessórios das irmãs estão em São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Portugal e até na Suíça – neste último caso, a venda foi feita por Skype! Por enquanto, o escritório é em casa, mas o desejo de abrir um ateliê-showroom está cada vez mais perto da realidade. Para a próxima coleção, elas estão preparando novidades inspiradas – imagine só – nos ventos e brisas. Aqui, a plateia se mantém novamente ansiosa.
SERVIÇO
Atelier Damatta
www.atelierdamatta.com.br
instagram.com/atelierdamatta