Creme manipulado ou pronto: qual é o melhor?

Creme manipulado ou pronto? Descubra qual é a melhor opção!

Entenda as vantagens e desvantagens de cada para encontrar a melhor opção

340 0
Compartilhe

O  assunto é controverso e cheio de detalhes, porque a resposta não é simples. Cremes prontos e industrializados apresentam maior validade, estabilidade, fragrâncias especiais e texturas incríveis. Você compra todo o apelo da indústria, além dos ativos que o produto pode ter.

A Anvisa classifica os cosméticos em três grupos: grau 1, grau 2 e medicamento. A maioria dos cosméticos prontos são de grau 1 e 2; os medicamentos são aqueles prescritos por médicos dermatologistas que são tarjados ou manipulados.

Os de grau 1 podem ser vendidos em qualquer estabelecimento. Eles têm uma quantidade baixa de ativos e não têm restrições ao uso, tampouco são obrigados a demonstrar eficiência em estudos. São de La Prairie e La Mer a Avon.

Já os grau 2 possuem indicações específicas e exigem comprovação de segurança e/ou eficácia, além de restrições ao uso. Como antirrugas vendidos em farmácias. A concentração de ativos também é maior. Como a Anvisa é bem rígida quanto a esses critérios, várias marcas acabam não trazendo alguns de seus produtos, porque ultrapassam o grau 2 e, se forem considerados medicamentos, o custo de aprovação é inviável.

A maior vantagem da manipulação? Os cremes poderem ser bem específicos, com a quantidade de ativos que o médico achar necessário, sendo possível muito mais que os 20% dos anteriores. Além de poderem ter ativos muitas vezes mais potentes.

No entanto, esbarramos em problemas como validade, estabilidade (ativos como vitamina C são melhores prontos, por causa do risco de oxidação e perda de efeito), qualidade da farmácia de manipulação e idoneidade. Sim, há locais onde as fórmulas não são feitas respeitando a receita. Às vezes, para baixar o custo, usam uma quantidade menor do que o prescrito ou, se não têm o ativo, omitem-no.

O mais importante é procurar seu médico dermatologista para que ele possa avaliar sua pele e propor o melhor tratamento

TOPVIEW indica o que levar na bolsa neste mês

Sublime Bronze, L’Oréal

Em wipes, ideal para reaplicação nos locais em que o bronze desbotou. Somente no exterior. lorealprofessionnel.pt

Self Tanning Hydrating Skincare, Sisley

Autobronzeador para o rosto. Não fica alaranjado e dá uma corzinha suave. sisley-paris.com

C E Ferulic, SkinCeuticals

Com vitamina C 15%, ideal para peles mais ressecadas. skinceuticals.com.br

Dior Embroidered Book Tote Bag Spring

Neste Artigo

Converse com a Gente