FASHION MODA

Conheça tudo sobre a Miu Miu: marca que pretende bombar em 2022

Grife foi criada nos anos 1990 pela neta mais nova do fundador da Prada

Moderna, luxuosa e jovial. Essas três palavras definem o conceito e a identidade da Miu Miu. Se você ainda não conhece a marca, pode apostar que o nome dela ainda vai ser muito ouvido por aí em 2022, pois ela promete bombar no mundo da moda. 

As origens da Miu Miu se relacionam com uma maison conhecidíssima. Sua fundadora, Miuccia Bianchi Prada, é ninguém menos que a neta mais nova de Mario Prada, fundador da grife italiana. 

A história

O nome Miu Miu veio do apelido carinhoso que a família deu à Miuccia ainda criança. Segundo a fashion editor e stylist Andrea Gappmayer, “durante a juventude, Miuccia nunca teve vontade de entrar na Prada. Porém, em 1970, ela mudou a forma de pensar e quis integrar os negócios da família, levando grandes inovações nas coleções, cortes, caimentos e tecidos das peças. Ela queria fazer roupas para mulheres inteligentes, modernas e ousadas”. 

 
 
 
 
 
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Em 1993, Miuccia deu um passo à frente e lançou a Miu Miu, sendo, além de fundadora, head designer da marca. Segundo Andrea, ela e seu marido, Patrizio Bertelli (atual CEO da Prada), queriam entregar o luxo de forma mais acessível para o público jovem, com cores mais vibrantes e trazendo os novos conceitos de beleza. Outro ponto importante é que “a Miu Miu é tida como uma loja boutique e eles não a consideram uma linha da Prada, mas sim como uma marca autônoma”, afirma a stylist. 

Mais acessível e jovial, a Miu Miu rapidamente caiu no gosto das jovens metropolitanas e lhe conferiu um poderoso título de ícone da moda entre celebridades como Britney Spears e Paris Hilton. A grife também aposta em atrizes para suas propagandas e desfiles, tendo nomes como Uma Thurman, Kate Bosworth, Chloé Sevigny e Elle Fanning na lista de modelos. 

A fashion editor comenta que a inovação é marcante, mas o estilo clássico permanece nas coleções, pois a Miu Miu tenta unir características atemporais com as necessidades dos novos consumidores Millennials e da Geração Z: “o DNA da marca é a junção da ousadia e do estilo contemporâneo com a tradição da moda italiana.”

Andrea também comenta que há duas peças icônicas da marca que são sempre reeditadas de alguma maneira: os sapatos boneca e as mangas bufantes com gola boneca, presentes sucessivamente nas coleções de formas variadas. 

No Brasil, há três lojas físicas da Miu Miu,  duas estão em São Paulo (no Shopping Iguatemi e no Shopping Cidade Jardim) e uma no Rio de Janeiro, localizada no VillageMall.

A marca em 2022

Em seu último desfile, na Paris Fashion Week 2021 – Spring/Summer,  a Miu Miu buscou reviver a estética dos anos 2000, inclusive relembrando a tendência de utilizar modelos extremamente magras – o que gerou algumas críticas e polêmicas. 

As mini saias voltaram com tudo. (Foto: divulgação)

Seguindo a moda do início do século XXI, a marca está apostando tudo nas nostálgicas mini saias. De acordo com Andrea, a marca faz o contraponto de looks extremamente fechados, como saias midi lápis, com camisas de cintura baixa, bem ao mood dos anos 2000. O azul marinho, caqui e branco estão entre as cores dominantes. 

“A brand trouxe de volta a cintura baixa, quebrando o tabu no uso dessa peça em ambientes de trabalho. Todos os looks que a Miuccia trouxe na coleção são voltados ao ambiente corporativo, então tem camisaria, suéter…só que todos encurtados para aparecer o corpo e trabalhar a questão do empoderamento feminino pós-pandêmico no escritório – lugar em que elas podem, e devem, ousar e usar o que gostam”, finaliza Andrea. 

O azul marinho foi uma das cores destaque do desfile. (Foto: divulgação)

+3 vezes em que a Miu Miu marcou presença recentemente

Sydney Sweeney na premiere de Euphoria

Na premiere de Los Angeles da segunda temporada de Euphoria, a atriz Sydney Sweeney – que interpreta a adolescente Cassie Howard – apareceu em uma vibe bem Marilyn Monroe, vestindo uma saia de seda e um corpete da grife italiana. As opera gloves deram o toque final. 

 
 
 
 
 
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Óculos em ‘Emily em Paris’ 

Na segunda temporada de Emily em Paris, série queridinha do momento, Emily (Lily Collins) combinou seu vestido lilás da marca Magali Pascal com os óculos de sol Miu Miu Logo.

 
 
 
 
 
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O Natal de Kate Middleton

No primeiro trailer do programa Royal Carols: Together at Christmas, um concerto de natal televisionado e apresentado pela Duquesa de Cambridge, Kate Middleton apareceu usando um suéter vermelho-vivo da Miu Miu. Não precisa nem dizer que foi um sucesso, né?

 
 
 
 
 
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