Como o lifestyle esportivo redefiniu o mercado de alto padrão
Por muitos anos, o luxo foi sinônimo de um estilo de vida excludente, de enquadramento em moldes preexistentes e de comportamento sofisticado. No entanto, de algum tempo para cá, temos observado marcas e seus criadores atentos a um movimento inverso: às necessidades declaradas pelos clientes e fãs das marcas e usando essas informações como inspiração para o desenvolvimento das coleções mais recentes.
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Em minha última viagem de pesquisa, fui a Nova York para observar de perto esse fenômeno nas grandes marcas internacionais e me surpreendi com o que encontrei. Se não em todas, pelo menos na maioria das principais maisons, percebi o surgimento de uma conexão clara entre luxo, esporte e hobbies.
Na moda, essa tendência reflete mudanças significativas no comportamento do consumidor e na cultura contemporânea. É como uma resposta à busca por conforto, funcionalidade e estilo – elementos que agora coexistem em um guarda-roupa moderno, que não tem espaço para personas segmentadas, mas, sim, para todas elas reunidas em uma só, ao mesmo tempo.
Afinal, se, entre meus passatempos, está a prática de tênis, por que não trazer minha marca favorita para esse momento também? Foi o que encontrei na Longchamp, que criou uma área inteira dedicada à yoga e ao ballet, incluindo itens para a prática esportiva, mas tambémsapatilhas e bolsas inspiradas nesses universos. A proposta cria uma continuidade da linha esportiva, mas com um conceito casual.
A Loewe seguiu pelo mesmo caminho, ao criar a linha activewear em colaboração com a ON. A Gucci, de forma similar, já há algum tempo, lançou a sua colaboração com a Adidas, que foi um sucesso absoluto nas lojas.
A Hermès, por sua vez, é outro exemplo marcante. Como precursora naconexão entre lifestyle e moda, a maison traz desde sua origem a originalidade do design alinhada à atmosfera da equitação.
Esse movimento reflete a evolução do estilo de vida atual, em que conforto, funcionalidade e expressão pessoal são prioridades. A integração vai além de tendências passageiras e se traduz em peças e conceitos que atendem às necessidades de um público que busca aliar estilo a momentos de atividade, diversão e relaxamento. Como resultado, o vínculo emocional entre consumidores, produtos e marcas se fortalece ainda mais.
Esse é um caminho sólido para as marcas conquistarem fãs e entusiastas cada vez mais fiéis, já que a conexão acontece de forma genuína, considerando o que realmente importa para o cliente – e não o contrário, como era no passado.
*Matéria originalmente publicada na edição #297 da TOPVIEW