FASHION

Como manter a pele jovem com a ajuda dos nutrientes

Uma alimentação rica em vitaminas pode potencializar os efeitos dos tratamentos estéticos

Cenoura, manga e espinafre: você sabe o que esses alimentos têm em comum? O betacaroteno! Essa é uma substância natural precursora da vitamina A ou do retinol – portanto, também um ótimo antioxidante. Responsável pela pigmentação de muitos legumes, frutas e algumas verduras, ele ainda faz muito bem – não somente à pele, mas à saúde de um modo geral, estimulando o crescimento dos ossos e otimizando o sistema imunológico.

Quando esse nutriente é ingerido, pode ser convertido em vitamina A (retinol) ou funcionar como um antioxidante, protegendo as células dos efeitos nocivos dos radicais livres – moléculas instáveis que danificam o corpo, inclusive a pele, causando, entre outras coisas, o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas, linhas de expressão e acidez.

Nos dias mais quentes, muita gente costuma aumentar o consumo de legumes e frutas alaranjados, que são ricos em betacaroteno, para adquirir um bronzeado uniforme, mas o que acontece, na verdade, é o acúmulo de pigmento na pele. É importante lembrar que esse pigmento não protege a pele dos raios UV e não funciona como um filtro solar, apenas intensifica o bronzeado por conta da sobreposição de cores.

Por uma pele jovem

Os principais alimentos com betacaroteno são: cenoura, abóbora, mamão, manga, beterraba, espinafre e damasco. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a deficiência de betacaroteno é muito comum nos países em desenvolvimento e pode levar a sérios problemas, como a baixa imunidade e problemas de pele, além de enfraquecer unhas e cabelos. Por isso, não deixe de consumir esses nutrientes, mantendo sempre uma dieta variada com frutas, verduras e legumes.

Serviço
Dra. Bettina Sanson
CRM-PR – 12.864 RQE 5578
R. Bruno Filgueira, 369, 5 andar, Batel
(41) 3024-2240
bettinasanson.com.br

*Matéria escrita por Bettina Sanson e originalmente publicada na edição 226 especial Gastronomia.

 

Deixe um comentário