COLUNA: Hora de cuidar de si mesmo - TOPVIEW

Hora de cuidar de si mesmo

Confira dicas eficazes para a sua pele estar hidratada e com ótima aparência

Compartilhe

Em meio a essa pandemia as pessoas ficam mais em casa, seja afastadas dos afazeres diário ou em home office, todos devem ficar em quarentena, com isso acabou a desculpa de falta de tempo para cuidar de si mesmo. Cuidar de si mesmo envolve muitos aspectos, como uma alimentação saudável, alongamento, exercícios e rotinas de skincare cuidam de nosso organismo, mas é tempo de autoconhecimento e meditação para cuidarmos de nossa mente.

Esse mês convidei minha amiga a Dra Adriana Schuchowsky que é dermatologista para juntas darmos dicas fáceis para aquelas pessoas que sempre tiveram preguiça com esses cuidados.

Cuidado 1: HIGIENIZE A PELE
Não vale dormir de make ou filtro solar do dia inteiro, que está impregnado no final do dia de sujidades como poeiras e ácaros. Escolha um produto específico para o rosto, nunca use sabonete corporal na face porque a concentração de tensoativos é muito maior e eles são geralmente mais fortes. Qualquer produto deve sempre obedecer o seu tipo de pele, para peles mais grossas ou oleosas prefira os que possuam alfahidroxiácidos ou ácido salicílico, já para peles ressecadas o ideal é tipo “syndet” (agente limpante sem sabões por isso não resseca a pele).

Após limpeza com sabonete muitas pessoas gostam do uso de tônicos, os que são a base de álcool devem ser usados com cuidado, de preferência em peles oleosas, para as secas evitar o álcool é fundamental, uma possibilidade interessante é o uso da água micelar no lugar do tônico (são pequenas partículas- micelas de óleo em água), ou até as águas termais que podem ou não ser enriquecidas com substâncias hidratantes. Muitos perguntaram se água micelar por ter óleo pode ser usada em peles oleosas, CLARO, é ótima como demaquilante, mas prefira sempre antes de lavar.

Cuidado  2: HIDRATAR
Se o uso de hidratantes não faz parte da sua rotina, é bom rever os conceitos, peles hidratadas são o primeiro passo para evitar as rugas, pode ser usado um produto específico para hidratações ou agentes hidratantes podem estar contidos nos cremes de sua rotina. Uma conversa com seu médico esclarecerá qual o produto ideal para cada pessoa. Vale lembrar que peles muito oleosas e brilhantes podem mesmo assim estar ressecadas, a prova disso são as dermatites seborreicas (irritação da pele oleosa que causa descamação na face).

“Cuidar de si mesmo envolve muitos aspectos, como uma alimentação saudável, alongamento, exercícios e rotinas de skincare cuidam de nosso organismo, mas é tempo de autoconhecimento e meditação para cuidarmos de nossa mente.”

Cuidado 3: EVITE MANCHAS DURANTE O DIA
Dois produtos são fundamentais nessa hora e formam uma casadinha VITAMINA C + FILTRO SOLAR. A vitamina C pura potencializa o efeito dos filtros solares por seu poder antioxidante esse poder impede a formação de novas manchas além de auxiliar no processo de rejuvenescimento cutâneo porque age contra os radicais livres. O ideal de uso da vitamina C é durante o dia para otimizar os resultados, prefira sempre as puras, use marcas consagradas para que sejam estáveis, de preferência com textura em sérum por serem mais leves para o dia. 

Confira na hora da compra porque muitas marcas não possuem tecnologia para estabilizar a vitamina C pura que é o ácido ascórbico, e usam derivados mais estáveis mas menos potentes. O uso do filtro solar não dá para escapar, nem dentro de casa porque estamos cercados de luz do tipo LED. No quesito filtro vale de tudo, hoje no mercado existem mil texturas das ultrafinas que a gente não percebe na pele até os de alta cobertura, podem ter cor ou não, podem ser controladores de oleosidade ou hidratantes, o que é importante é se adaptar a um e criar o hábito. Não esqueça de reaplicar!!!

Cuidado 4: CREME DA NOITE
Além da limpeza e da hidratação a noite é hora dos cremes com finalidades mais potentes, sejam eles nutritivos mais pesados, ácidos, clareadores ou formulações tecnológicas. Esses são os passos básicos para os iniciantes em skincare, para as que já possuem o hábito vale investir em produtinhos para as áreas dos lábios e dos olhos. Além desses cuidados todos, existem alguns extras que podem ser feitos em casa e dão um glow a mais na pele, como esfoliação 1x/semana com o uso de uma máscara por exemplo. Existem milhares no mercado, algumas com efeito clareador , outras tensoras, além das basiquinhas de argila para poros e oleosidade.

Só pedimos muito cuidado com receitas caseiras de turbinar as máscaras ou mesmo fazer em casa com produtos naturais, podem ser perigosas, e as redes sociais amam receitinhas. Alguns exemplos do que não fazer, evite óleos cítricos como limão, bergamota ou laranja em produtos para a pele porque eles podem causar queimaduras graves, não tente macerar carvão de churrasqueira em casa e aplicar na pele, vai grudar o pigmento e você terá que arrancar a pele para tirar; o preferido dos que entendem pouco de química é o óleo de coco, ele é rico em ácido láurico, precursor do lauril sulfato de sódio- sabão que todo cabeleireiro pede para a gente evitar de usar, numa primeira vez pode até hidratar pela umectaria, mas o uso constante pode ressecar e até quebrar o cabelo.

Aproveitem as dicas e estejam seguros para um futuro que nos espera.

*Coluna originalmente publicada na edição #235 da revista TOPVIEW.

In this article

Join the Conversation