Cuidados com a pele ganham espaço entre os homens
Entre os pontos de maior atenção para a saúde dos homens, a pele exige uma dedicação especial. Segundo dados de 2025 do Datafolha, apenas 37% da população masculina procuraram, ao menos uma vez na vida, a orientação de um dermatologista. O cenário, no entanto, aos poucos demonstra se encaminhar para algo mais positivo, com muitos homens buscando o famoso skincare.
De acordo com uma pesquisa deste ano, encomendada pelo Grupo MedSystems, 41% dos homens brasileiros já afirmam adotar algum tipo de rotina diária relacionada com a pele. Cuidados como limpeza, hidratação e até mesmo procedimentos estéticos tem se tornado cada vez mais comuns entre a população masculina.
Sílvia Maria Nascimento Ferreira, especialista em dermatologia da Afya Educação Médica Curitiba, explica alguns pontos principais dos cuidados com a pele que os homens precisam ter na hora de fazer o skincare.
Mudança de perfil
Segundo Sílvia, a quantidade de homens que buscam aprimorar a aparência ou mesmo se prevenir de problemas de saúde aumentou significativamente, muitos deles buscando aprender mais sobre os cuidados que podem ter no dia a dia.
“Muitos me procuram para saber mais sobre procedimentos como estímulo de colágeno, peeling, botox e laser; vamos ajustando tudo de acordo com o que o paciente busca. Vários deles chegam dizendo que nunca fizeram nada, mas querem entender o básico, seja para melhorar a aparência, prevenir o envelhecimento ou até lidar com problemas de saúde da pele. Diria que, hoje, 30% dos meus atendimentos são de homens”, ressalta Sílvia.
As particularidades do homem
Um fator importante a ser observado, porém, é que a pele masculina tem as suas particularidades. Desta forma, os tratamentos de skincare precisam considerar pontos específicos dos homens e como cada tipo de pele exige um cuidado diferente.
LEIA TAMBÉM: Boticário lança protetor solar com cor em oito tonalidades
“A pele masculina é, naturalmente, mais espessa e mais oleosa. Por isso, os produtos para pele masculina precisam ser diferentes — não adianta usar os mesmos produtos da mulher, porque as necessidades são outras. O homem que se barbeia com frequência acaba, por exemplo, irritando a pele por causa da lâmina, e isso pode causar foliculite. Então, é fundamental considerar esses fatores e ajustar o tratamento, conforme cada caso”, afirma a especialista em dermatologia da Afya.
Os três passos iniciais
Todo o tratamento de skincare, no entanto, tem um começo, que pode ser bastante simples. A especialista da Afya reforça que existem três passos iniciais, que podem ser personalizados e adaptados para o que cada homem necessita, inclusive com situações específicas, por exemplo, de acne ou oleosidade excessiva.
“O primeiro passo é a limpeza da pele: é preciso ter um sabonete específico para o rosto, de acordo com o tipo de pele, que pode ser mais oleosa, sensível ou seca. O segundo é a hidratação, mesmo que haja oleosidade. O hidratante para homens precisa ser leve, de rápida absorção e que não deixe a pele grudenta. Por fim, o protetor solar é um passo fundamental, seja pela proteção contra o câncer ou pela prevenção ao envelhecimento. Se puder unir hidratante e protetor em um mesmo produto, é ainda melhor”, recomenda a especialista.