FASHION BELEZA

Evolução dos óculos: conheça os principais modelos do século XX!

Dos clássicos aos mais modernos, os óculos são peças-chave na composição do visual

Mais que uma utilidade, ao longo dos anos os óculos se tornaram parte essencial da composição de um look. A variedade de modelos, cores e tamanhos traz ao consumidor a autonomia de encontrar o exemplar perfeito para cada tipo de ocasião.

Mas, nem sempre os óculos foram tão modernos. Antigamente sua única função era a de melhorar a visão – especificidade que está atrelada à origem do seu nome, ocularium, termo utilizado para denominar os orifícios feitos na parte superior das armaduras dos soldados para permitir que eles enxergassem.

Paula Gusmão, CEO da eÓtica afirma que os “óculos tendência” são sempre reflexo de uma geração e estão relacionados com o momento que a sociedade está vivenciando. “Se olharmos para trás, vemos que os modelos marcantes de cada década combinam com muitos fatos históricos e marcantes. Os clássicos vintage de hoje em dia, por exemplo, já foram as ideias mais inovadoras no mundo da moda”, explica.

Abaixo, confira uma lista dos principais modelos das décadas mais marcantes do século XX. 

Décadas de 40 e 50

Durante a Segunda Guerra Mundial, e também no período posterior ao conflito, os holofotes estavam totalmente voltados para o cotidiano dos soldados.

Estes usavam os óculos aviadores, que nasceram com a função de proteger a visão dos pilotos da força aérea e exército dos Estados Unidos. Mas foi longe das trincheiras que o modelo se transformou em um sucesso na história dos acessórios. 

(Foto: Divulgação)

Os modelos ARMANI EA2079 e RAY-BAN AVIATOR são ótimos exemplos do modelo atemporal. 

(Foto: Divulgação)

Década de 60

Com a estréia do filme “Bonequinha de Luxo”, de Blake Edwards, o óculos estilo gatinho ganhou o coração de todos os espectadores. Audrey Hepburn fez o nome e construiu o legado do modelo mais charmoso e romântico dos anos 60.

(Foto: Divulgação)

Os modelos VOGUE GIGI HADID VO5237SGUCCI GU7485 combinam com diversas ocasiões e estilos:

(Foto: Divulgação)

Década de 70

O surgimento das diferentes armações geométricas aconteceu nesta época, com forte influência dos movimentos hippie e punk, representando todo o apelo futurista e a vontade de mudança. Modelos como o  RAY-BAN HEXAGONAL e RAY-BAN SQUARE são perfeitos para demonstrar esse espírito. 

(Foto: Divulgação)

Década de 80

A década dos looks e maquiagens coloridos influenciou a criação de modelos estilosos de óculos e tomou conta das armações. Das grossas às finas, passando pelas duplas e pelas normais, todas chamavam a atenção para si, como nos óculos VOGUE VO4040SL e PERSOL CALLIGRAPHER EDITION.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Década 2000

Com formatos próprios, o novo milênio trouxe consigo a originalidade e modernidade dos modelos. Os óculos de grau e de sol aderiram características próprias e seu uso se tornou cada vez mais diversificado, até pela facilidade de acesso em relação a preços e a tecnologia. A eÓtica é um ótimo exemplo disso e dispõe de inúmeros modelos de todas as tendências anteriores para todos os gostos e bolsos. O e-commerce possui uma linha própria, a Lema21, com modelos estilosos e acessíveis – é possível comprar um óculos completo da marca, incluindo a armação e as lentes, a partir de R$ 99,00.

A modernidade da nova era é exemplificada nos modelos OAKLEY FLAK, MICHAEL KORS ADELAIDE e Havaianas NORONHA

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

E aí, qual você acha mais estiloso?

colaboração

ALICE PUTTI

Deixe um comentário