FASHION BELEZA

Summer skin

Em entrevista exclusiva à TOPVIEW, a dermatopatologista Patrícia Cruz fala sobre os cuidados com a pele no verão

No verão os dias são mais longos, as noites mais quentes e, consequentemente, a pele fica mais sensível. Nessa época do ano, os cuidados com esse órgão vital podem ser um pouco mais difíceis, afinal, elementos como o contato com o sol, os químicos de piscina e a salinidade do mar podem influenciar na aparência e na saúde da pele. Para a edição de Verão, convidei a médica Anatomo-Patologista Patrícia Cruz para responder às principais dúvidas sobre como manter a pele saudável para curtir a época mais quente do ano. Confira.

Patrícia Cruz (Foto: Reprodução)

De que forma a anatomia patológica se relaciona com a dermatologia?

Se a célula é a unidade fundamental fisiológica do nosso corpo, a anatomia patológica é a unidade fundamental da dermatologia. Não tem como falar de um sem citar o outro. Todas as doenças dermatológicas com um respaldo anatomopatológico são mais palpáveis e compreendidas.

Como entender as necessidades da sua pele?

A pele, como todo órgão funcional, tem uma história de desenvolvimento, características peculiares e sofre alterações do meio externo. Então, é fundamental você entender todas essas nuances. Quanto mais profundo o conhecimento, mais você será um médico bem preparado, conseguindo ser mais assertivo com seus pacientes. 

Quais ativos devemos procurar em dermocosméticos para este verão?

Tem alguns ativos que são clássicos e sempre bem-vindos, como o aloe vera, que tem ação anti-inflamatória, clareadora e hidratante, e a niacinamida, a qual restaura a barreira cutânea e tem ação clareadora, antioxidante e anti-inflamatória. Outros ativos passaram por releituras, como a glicerina, que tem sido amplamente utilizada, pois, quando se mexe na estrutura dessa molécula, é possível melhorar a penetração do ativo, atingindo camadas mais profundas da epiderme e nutrição reforçada. Outros ativos badalados são os prebióticos, – componentes alimentares não-digeríveis – que funcionam como um alimento para o microbioma da pele.

E como se bronzear sem agredir a pele?

Para adquirir a tonalidade bronze da pele, existem bronzeadores artificiais que ajudam nessa modificação e dão esse tom mais alaranjado. Agora, se você vai se expor ao sol, o ideal é conversar com seu médico para ele preparar seu corpo para o “dano” através de ativos como vitamina A e luteína. Além disso, é preciso muito cuidado com patologias já existentes, como rosáceas ou melasma. 

Quais cuidados extras precisam ser implementados no calor?

Quando chega o verão, mesmo que você não se exponha ao sol, é preciso cuidado redobrado. Hidratantes siliconados tem, por exemplo, uma ação melhor de proteção. Beber muita água, consumir alimentos leves, evitar ambientes quentes e muito fechados e fugir das roupas de tecido sintético ajudam muito

*Matéria originalmente publicada na edição #257 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário