Coluna Thiago Straub, junho de 2018
Barbera Van Den Tempel é uma mulher à frente de seu tempo. Como tantas, é mãe, esposa, administradora por formação, chef, artista plástica… enfim, ela personifica a frase de Pessoa: “sê plural como o universo!”. A holandesa, radicada há 30 anos no Brasil, “libertou” seu lado artista após o nascimento da fi lha. Artista plástica de marca maior, já expôs em várias coletivas e algumas individuais mundo afora e, em breve, terá uma grande individual no MuMA, aqui em Curitiba. Escolhi-a para ilustrar a coluna por sua beleza transcendental, que independe da idade cronológica.
Apesar de não se intimidar com os números, prestes a completar 60 anos, não se sente escrava dos procedimentos estéticos – faz um ou outro, sempre na medida para não transformá-la, e assume os cabelos brancos de maneira inusitada, mesclando-os com fi os em rosa babalu, tornando-a única e impressionantemente jovem! Ao chegar na seção de fotos, admitiu não se incomodar de estar nua, despenteada ou mau vestida (algo impossível, pois está sempre impecável) perante os outros, mas jamais se mostra sem máscara de cílios.
O que faz muito bem, pois realça, além do azul dos olhos, a expressão do seu olhar, que leva um mix de força e doçura. Ela é dona de um estilo único e o transmite em tudo: roupas, arte ou casa, que é uma construção incrível e tem uma peculiaridade: seu jardim é composto por uma linda horta comunitária, que está à disposição dos vizinhos. “Ninguém ainda veio compartilhar comigo, mas estou educando-os”, afirma Barbera. Enquanto isso, ela usufrui da horta para consumo próprio e exerce sua arte também na culinária. “A cozinha também é uma expressão de arte, dedicação e amor”, diz. Barbera é dessas mulheres que nos mostra com força e atitude onde podemos encontrar a beleza.
Produtos usados em Barbera
Arquitetando com a beleza
O arquiteto Jayme Bernardo escolheu a Drogaria Iguatemi como parceira e, em um projeto arquitetônico grandioso, apresenta o quarto de um casal contemporâneo, com espaço dedicado exclusivamente à maquiagem (sonho!), pensando em praticidade e organização. E os produtos que estão na penteadeira tiveram curadoria by me, pensando nessa mulher dedicada à família, mas que não abdica de seu lado feminino.
*Matéria publicada originalmente na edição 212 da revista TOPVIEW.