#BeautyTikTok: os truques de beleza da rede funcionam?
Parece que foi ontem o momento em que estávamos em casa e ao navegar em um aplicativo de fotos víamos a ascensão de conteúdos profissionais da área de saúde e beleza. De repente e com ajuda da pandemia, tudo parece ter mudado. E com a forte influência do DIY (Do It Yourself), a plataforma de vídeos TikTok, entre dancinhas e humor, massificou os truques de beleza, representando ao mesmo tempo uma grande fonte de informação com truques que funcionam e absurdos que podem até machucar! Somente no Brasil, a quantidade de usuários ativos brasileiros chegou a 74,1 milhões no começo do ano. “Quando surge uma nova trend de beleza no TikTok, os verdadeiros especialistas em pele correm para atestar alguns truques ou desmentir a grande quantidade de ‘Fake News’ e trends absurdamente esquisitas – e que, além de não darem o resultado esperado, podem fazer mal à pele. Mas, em raros momentos, alguns desses truques são bastante úteis”, destaca Ludmila Bonelli, cosmiatra, especialista em dermatocosmética e diretora científica da Be Belle. Os especialistas reiteram que todo cuidado é pouco na rede social que, de acordo com um estudo recente da empresa de análise digital Sensor Tower, com base em análise de novos downloads de aplicativos na App Store da Apple e na Google Play Store no primeiro trimestre de 2022, é o aplicativo mais baixado em todo o mundo, com mais de 175 milhões de downloads nos primeiros três meses do ano.
Truques de beleza positivos no TikTok
Ultimamente, alguns truques têm dado certo. Um exemplo de trend recente que faz bem é a #skinbarrierrepair, que já acumula mais de 150 milhões de visualizações em vídeos que reforçam o reparo da barreira da pele. O tópico, que virou discussão mundial na medida em que muitas pessoas perceberam irritações e inflamações constantes na pele, fez muitos dermatologistas vibrarem por finalmente demonstrar a importância do maior órgão do corpo humano: a pele. “Uma das funções da pele é de barreira, camada protetora do nosso corpo. Tecnicamente falando, essa camada protetora é chamada de estrato córneo, a camada mais externa da epiderme, que serve como um anteparo, evitando contaminações do meio externo com o interno. Mas muitos hábitos de vida, incluindo uso de produtos inadequados, má alimentação e estresse, interferem na barreira da pele, enfraquecendo as células e sua coesão, o que nos torna mais suscetíveis”, explica a dermatologista Dra. Cintia Guedes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. “A boa notícia é que a barreira da pele tem sua própria capacidade regenerativa. Mas realmente há coisas que você pode fazer para ajudar a facilitar o processo de recuperação. Como regra geral, hidratar (pelo menos duas vezes por dia) será sua melhor jogada. Os hidratantes são importantes para melhorar e manter a função de barreira e podem ajudar a prevenir e reparar danos”, diz a especialista.
Outra bola dentro é o pepino nos olhos: o clássico truque de beleza caseira que atravessa gerações e que foi aprimorado por usuários da rede social TikTok; agora, as rodelas são congeladas para depois serem aplicadas. O apelo popular é grande: a hashtag #frozencucumberhack (truque do pepino congelado) acumulou mais de 25 milhões de visualizações. “Os pepinos são conhecidos por serem ricos em vitamina C e também por ajudar a reduzir o inchaço. Aplicar fatias de pepino na área dos olhos pode ajudar a reduzir o inchaço. O gelo faz com que a molécula de vitamina C degenere-se e não cumpra suas funções, portanto não há o benefício de nutrição da pele, mas o pepino congelado age como um vasoconstritor, diminuindo o fluxo sanguíneo, com ação hidratante e anti-inflamatória”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff. “Se você acordar de manhã e seus olhos estiverem inchados, você pode usar um cubo de gelo no rosto ou uma toalha fria. Ou um pepino congelado. Seja qual for a sua escolha, apenas não segure nada que seja gelo em uma área do seu rosto por muito tempo. Se você notar que a pele está ficando rosada ou levemente dormente, você deve parar”, diz a médica.
Recentemente, o Moisture Sandwiching, ou Sanduíche de Hidratação, também fez sucesso como uma deliciosa técnica de camadas de cuidados com a pele, cujos benefícios foram exaltados nas mídias sociais devido à aparente capacidade de melhorar muito a hidratação da pele. “O sanduíche de umidade é uma expressão que se refere ao processo de aplicação de camadas de produtos na pele úmida para reter a água na pele e evitar a perda de água transepidérmica. Ele é projetado principalmente para melhorar a hidratação da pele. A tendência parece ter se originado na Coréia, onde as rotinas de cuidados com a pele começam com a pele úmida após a limpeza. As mídias sociais fizeram com que a expressão se tornasse mais difundida”, explica a cosmiatra Ludmila Bonelli. “A técnica pode ser interessante e muito útil para peles secas, desvitalizadas ou desidratadas”, completa a especialista. “A aplicação de um sérum e um hidratante em creme na pele úmida permite que os ingredientes dessas formulações (como o ácido hialurônico) possam reter a água que está na superfície da pele e mantenham a pele hidratada por mais tempo. Ao estratificar os produtos de uma certa maneira, começando com umectantes (como ácido hialurônico ou glicerina) e terminando com produtos mais oclusivos (como manteiga de karité e alguns óleos), mais água acaba sendo retida na pele”, explica a cosmiatra.
Fique atento aos truques de beleza no Tiktok!
Como nos últimos anos a parte do rosto que mais mereceu destaque foi a mandíbula, não demorou até surgir uma trend do TikTok com algum macete milagroso. As três hashtags #jawline, #jawlinecheck e #jawlineexercises acumulam ao todo mais de 1.100 milhões de visualizações ao ensinar, com auxílio de produtos, como demarcar e “exercitar” o maxilar. “Uma mandíbula forte e definida pode não apenas sugerir juventude e vitalidade contra a perda de volume e elasticidade da pele à medida que envelhecemos, mas também confere estrutura e harmonia ao rosto”, afirma o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico formado pela UNIFESP, e membro da BAPS (Brazilian Association of Plastic Surgeons). “Não é à toa que a harmonização facial e a mentoplastia têm crescido tanto nos últimos anos. No entanto, quanto à hipertrofia dos músculos da região, feita por muitos jovens e compartilhada em redes sociais, esse é um método que pode trazer diversos riscos, causar deformidades ósseas irrecuperáveis, bruxismo, problemas de mordida, no trapézio e no ombro”, acrescenta o médico. “Além disso, se uma pessoa se acostumar a ter essa zona tensionada, também podem aparecer problemas musculares no trapézio e nas costas. Se tudo isso fosse pouco, as dores de cabeça ou de pescoço são outros possíveis efeitos colaterais”, diz o médico. A mandíbula tem duas articulações que funcionam de forma simétrica com um menisco entre elas. “Se houver sobrecargas contantes, isso pode gerar uma osteoartrite na articulação temporomandibular”, diz o médico. “Os procedimentos são realmente as formas mais seguras. Hoje em dia, a tendência é ter resultados cada vez mais naturais, então uma mandíbula bem definida e com contornos pode refletir a beleza e a juventude de uma maneira mais sutil”, completa o médico. “A mentoplastia, cirurgia do queixo, pode deixá-lo mais projetado para frente, com o intuito de deixar a face mais harmônica. Outra opção é o uso de preenchedores com ácido hialurônico”, diz o Dr. Paolo.
Outra tendência que tem conquistado o TikTok consiste em aparar os dentes com uma lixa de unha para torná-los mais alinhados, o que é extremamente prejudicial, podendo modificar a aparência dos dentes de modo permanente. “Dependendo da profundidade, essa raspagem dos dentes com a lixa pode expor uma camada conhecida como dentina, que geralmente está protegida pelo esmalte dental. O resultado pode ser dor e sensibilidade dental, além de maior propensão a cáries, já que a dentina é um tecido poroso, com vários pequenos orifícios”, alerta o Dr. Hugo Lewgoy, cirurgião-dentista e doutor pela USP.
Outras aberrações incluem passar cola acima dos lábios para dar a impressão de maior volume e, também, fazer cachos no aquecedor (substituindo o famoso babyliss). “A cola conta com cianoacrilato, que pode irritar a pele e favorecer o surgimento de alergias. Além disso, essa substância é tóxica e não deve ser aplicada tão próxima à boca para evitar o risco de ingestão”, destaca a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “Outro problema é o momento da remoção da cola, já que é necessário o uso de acetona ou removedor de esmalte, produtos que, além de serem potencialmente irritantes, podem favorecer o ressecamento da pele da região”, completa. “No caso de fazer cachos com aquecedor, isso não é indicado, pois o calor pode causar danos térmicos que levam à formação de bolhas dentro dos fios que alteram sua camada externa. Como resultado, os cabelos tornam-se ressecados e quebradiços”, explica a Dra. Paola Pomerantzeff.
Não é bem assim
Também no TikTok, a Isotretinoína, popularmente conhecida pelo nome comercial Roacutan, um medicamento consagrado para o tratamento de casos severos de acne, foi utilizada em uma trend como uma forma “rinoplastia mais barata”. Um número crescente de usuários da rede social afirmou que o uso da medicação é capaz de afinar o nariz. De acordo com o cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez, essa premissa não é verdadeira – e esse é um medicamento que tem efeitos colaterais e deve ser utilizado apenas com supervisão e indicação médica. “É realmente comum receitarmos o uso de Isotretinoína após a cirurgia de rinoplastia, mas não com o objetivo de afinar o nariz. Diversos estudos apontam que, se utilizado no período pós-operatório, o medicamento pode auxiliar no processo de recuperação da rinoplastia, acelerando a diminuição do inchaço e reduzindo a espessura da pele. Mas, sem a realização da cirurgia, o fármaco não afina o nariz ou promove qualquer mudança no formato ou tamanho dessa estrutura”, destaca o Dr. Paolo. “O que os internautas podem estar percebendo é justamente essa ação do medicamento na diminuição da espessura da pele da região, já que a Isotretinoína reduz o funcionamento e o tamanho das glândulas sebáceas, presentes em grande quantidade no nariz, o que, em pacientes que possuem glândulas sebáceas grandes e hiperativas, pode resultar no afinamento da pele. A rinoplastia é a opção de procedimento que altera a estética do nariz através da manipulação de estruturas como cartilagem, osso e pele, visando proporcionar um aspecto natural e conferir harmonia à face. Com a rinoplastia, é possível alterar o tamanho ou formato do nariz, mudar a largura das narinas, realinhar o ângulo entre o nariz e o lábio superior e até mesmo resolver problemas respiratórios”, diz o médico.
É bom, mas precisa tomar cuidado
Outra coisa que os usuários da plataforma adoram fazer é “requentar” sucessos antigos e esquecidos para transformá-los em novas trends. Recentemente, a Hey Discount, empresa especializada em cupons de desconto e pesquisa de consumo, analisou o número de visualizações do TikTok, hashtags do Instagram e pesquisas no Google relacionadas aos principais termos de beleza e revelou que os tópicos de retinol, um poderoso ativo para tratar os sinais de envelhecimento, geraram 1,2 bilhão de visualizações no Tik Tok e mais de nove milhões de pesquisas no Google. “O retinol é um velho conhecido. Ele é precursor do ácido retinóico, conhecido como vitamina A, que, ao ser absorvida pela pele, se transforma em ácido retinóico. Uma das funções mais pontuais do retinol são as de regeneração celular, esfoliação e síntese de colágeno. Mas tem ação importante no controle da oleosidade e da acne e na redução da hiperpigmentação”, explica a cosmiatra Ludmila Bonelli. Apesar disso, ele não é livre de riscos – e é necessário saber usá-lo. O uso noturno é recomendado para um produto com esse ativo. “O ideal seria usar uma vitamina C e protetor solar FPS 30 no mínimo, diariamente, pela manhã. O antioxidante (Vitamina C) aumenta a proteção solar e iria complementar o tratamento preventivo ou reparador do fotoenvelhecimento proporcionado pelo retinol”, explica a Dra. Paola Pomerantzeff. Como peles mais sensíveis costumam sofrer com esse tipo de ativo, uma dica é aplicar um hidratante com ceramidas ou ácido hialurônico antes do creme com retinol a fim de que este sirva de “escudo físico” para a pele. “Esse hidratante fará com que uma menor quantidade do retinoide penetre e, portanto, haverá menos efeitos colaterais. Outra dica é aplicar pequena quantidade do produto na face e deixar agir por 1hora. Iniciar em dias alternados e ir aumentando a frequência e o número de horas para que a pele vá se ‘acostumando’ também é indicado”, finaliza a dermatologista Dra. Paola.