FASHION

Balenciaga coloca Os Simpsons na passarela de Paris

O desenho animado da casa de moda zombando de si mesmo sugere que a indústria percebeu que é hora de abandonar a pompa

A Balenciaga garantiu a estreia na passarela de Homer e Marge Simpson, acompanhados por Bart, Lisa e Maggie. Kim Kardashian, Kanye West e Justin Bieber se juntaram a Anna Wintour para aplaudir da primeira fila.

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(Foto: Reprodução | YouTube Balenciaga)

Uma multidão da semana da moda que chegou ao Théâtre du Châtelet esperando um desfile na passarela se divertiu, em vez disso, com um episódio especial de 10 minutos de Os Simpsons em que o povo de Springfield viajou para Paris para passear na passarela da Balenciaga.

O desenho zombava das ombreiras descomunais da casa (Marge ficou presa em uma porta em seu vestido de sonho) e dos custos (Homer quase desmaiou quando viu a etiqueta de preço de US $ 19.000 do vestido). Homer desenvolveu um gosto por caracóis na manteiga de alho, e passou a usar um único brinco pendurado e a vestir a jaqueta estilo Puffa nos ombros. 

O instinto da diretora de criação Demna Gvasalia de que seus convidados preferissem um episódio de Os Simpsons a um desfile tradicional foi o símbolo mais ousado de uma mudança tangível sentida durante esta, a primeira semana de moda de Paris a retornar ao formato ao vivo.

O elitismo atado ao vermelho em que as semanas da moda em todo o mundo contam para proteger seu status parece antiquado em uma era que aspira à inclusão. Enquanto a sociedade tenta se reagrupar e se unir após 18 meses de distância e isolamento, os elementos mais progressistas da moda estão trabalhando para espelhar esse clima.

Em Valentino, cada modelo percorreu um circuito coberto repleto de convidados da indústria e, em seguida, continuou sua rota ao ar livre, onde a passarela se estendia pelas ruas de paralelepípedos do Marais, para que os fãs de Valentino e estudantes de moda se reunissem para ver convidados e modelos que chegavam puderam ver a coleção na primeira fila.

Da mesma forma, a passarela de Chloé foi encenada em uma margem do Sena, posicionada de forma que uma ponte vizinha fornecesse uma plataforma de observação para uma grande multidão de parisienses.

A colaboração de Balenciaga com Os Simpsons , que provocantemente parodiou a equipe de design como fazendo beicinho, fumando, clichês franceses de Emily-in-Paris, e mostrou Homer lutando para pronunciar o nome da marca (“Aquilo é Balenciagaga?”) Foi o exemplo mais atraente de uma indústria que está percebendo que pode ser hora de se livrar da pompa.

O episódio também foi um sonho tornado realidade para Gvasalia, um fã dos Simpsons desde sua infância na ex-União Soviética.

O desenho animado era apenas metade da experiência pop-cultural imersiva que era o show Balenciaga. A exibição foi precedida por chegadas no tapete vermelho, em que convidados incluindo Cardi B, a modelo Amber Valletta e o fotógrafo Juergen Teller foram fotografados por paparazzi na nova coleção de Balenciaga enquanto cruzavam o tapete vermelho fora do teatro na frente de uma multidão gritando. O público sentado lá dentro viu as roupas em uma transmissão ao vivo de 20 minutos de chegadas no tapete vermelho, em vez de ser mostrado em uma passarela.

Cardi B e Offset (Foto: Getty Images)

As roupas eram os clássicos da Balenciaga moderna, todas jaquetas estilo Puffa XXL e ombros pontiagudos. Cardi B usava um vestido estampado com capas de revistas de fofoca. Mas isso era menos sobre as roupas da nova temporada e mais sobre uma nova era da moda como entretenimento.


(Via: The Guardian

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