Artigo: e aí, pode tomar vacina antes de uma cirurgia plástica?

Artigo: e aí, pode tomar vacina antes de uma cirurgia plástica?

O artigo é do cirurgião plástico Newton Roldão, proprietário da clínica médica que leva seu nome e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBC)

Compartilhe

Muitas pessoas ainda insistem em acreditar que para chegar a um resultado satisfatório após uma cirurgia plástica não é necessário cumprir o pré e pós-operatório de maneira correta. Um dos casos mais comuns é receber pacientes com a dúvida ‘Pode tomar vacina antes de uma cirurgia plástica?’. Porém, se vacinar há poucos dias contra alguma bactéria ou vírus com uma cirurgia plástica marcada pode ser prejudicial para o organismo.

Qualquer vacinação deve ser tomada ao menos 30 dias antes de qualquer intervenção cirúrgica. O sistema imunológico estará se adaptando ao novo antígeno formando defesas contra organismos infecciosos e demais invasores e isso pode comprometer a resposta inflamatória pós-cirurgia.

O mesmo acontece depois procedimento estético, por muitas vezes os pacientes se sentirem mais debilitados por conta da recuperação. Muitos deles optam por tomarem vacina por medo de contrair alguma doença. Deve-se aguardar os mesmos 30 dias para que o organismo resolva o processo de trauma cirúrgico para poder reagir adequadamente a vacina.

Artigo: a cirurgia plástica faz bem para a alma, por Marco Aurélio Regazzo

O que acontece é que após uma cirurgia plástica ocorre o processo de cicatrização e de eliminação dos líquidos. Além disso, a circulação sanguínea precisará trabalhar dobrado e seu organismo gastará mais energia. Por isso, é preciso oferecer ao seu corpo as condições necessárias. Assim, ele consegue se recuperar da melhor maneira possível.

Os cuidados, sem dúvida, começam nos exames pré-operatórios. Como, eletrocardiograma, hemograma, urina, glicemia, entre outros conforme solicitação do médico. Além de informar a ele absolutamente todos os remédios que fazem parte da sua rotina. Uma dica é fazer uma lista completa de todos os medicamentos que você vem tomando, antes de enfrentar o bisturi.

 

In this article

Join the Conversation