Aprenda sobre moda na Itália
por Daniel Batistella
Você que se interessa por moda, já imaginou passar alguns dias em Milão e aprender sobre o mercado da área? Esse é o objetivo do intercâmbio Made in Italy, que será realizado entre os dias 7 e 23 de outubro. A viagem é organizada pelo Centro Europeu, em parceria com o diretor criativo e designer de moda Icarius de Menezes, curitibano radicado há mais de 10 anos na Europa e com histórico em importantes casas de moda, como a Diesel.
O curitibano comanda o projeto The Fashion Traveller Milano, que proporciona a estudantes de cursos de comunicação e design uma imersão com encontros com profissionais como jornalistas, produtores de moda, estilistas, fabricantes, gerentes de marcas, fotógrafos, bloggers e modelos, todos com grande exposição no setor e na mídia atual. A ideia do projeto – que teve a primeira edição realizada ano passado – surgiu em uma conversa de Menezes com Gianluca Cantaro, editor-chefe da L’Uomo Vogue, uma das mais importantes publicações de moda masculina do mundo.
Segundo Menezes, os dois chegaram à conclusão de que deveriam dividir os conhecimentos adquiridos ao longo das respectivas carreiras e, com foco no Made in Italy, reunir um grupo de profissionais da área e abrir essas portas, muitas vezes blindadas, aos interessados pelo tema. “Temos a mesma opinião, a de que muitos cursos de moda na Europa são superficiais e sabemos que a prática é que faz toda a diferença nesses setores de moda e luxo”, explica.
No Made in Italy, que contará também com a supervisão de professores do curso de Design de Moda do Centro Europeu, serão realizadas apresentações que abordam uma visão geral da História da Moda Italiana, História Contemporânea e História da Ilustração da Moda, além de uma demonstração do cotidiano do mercado italiano que envolve gerenciamento de marca, marketing, liderança e autossegurança, com direção na decisão sobre qual caminho escolher dentro deste setor.
De acordo com Celinha Buschle, supervisora do curso de Design de Moda do Centro Europeu, estas experiências trarão um impacto muito positivo e agregador para os profissionais da área. E, como a moda é movimento, a necessidade de atualização é constante. “Esse intercâmbio sem dúvida irá ajudar na profissionalização deste mercado e aumentará a capacidade de análise do negócio moda”, finaliza.
SERVIÇO
Made in Italy
De 7 a 23 de outubro, em Milão
www.centroeuropeu.com.br
(41) 3222-6669