FASHION

A Sustentabilidade e a Moda

Já como tema central de muitas discussões no mundo da moda, a sustentabilidade ganha mais visibilidade e importância também nas marcas de luxo

A sustentabilidade é um dos principais temas que norteiam as discussões no mundo da moda, tanto em termos de processos quanto na cadeia do mercado. Por esse motivo, as marcas de luxo estão cada vez mais atentas à forma como cuidam do meio ambiente e como a falta desse cuidado pode afetar diretamente a imagem da marca perante aos seus consumidores.

Eu amo a Stella McCartney, porque ela sempre se preocupou essa questão desde o início da sua marca em 2001. Outra grande marca, a Hermes, desde 2013 começou a usar os restos de couro e tecidos para criar acessórios, com a etiqueta Petit H. A ideia é realmente usar todo o material para que não existam sobras, o que de fato é uma atitude sustentável.

Gosto também muito de uma ativista chamada Fer Cortez, que tem um projeto chamado “Menos 1 Lixo”. Ela fala muito sobre começar a ter práticas sustentáveis e o quanto é difícil querer ser totalmente correto com o meio ambiente nos dias de hoje. Mas, mesmo em meio a tanta dificuldade, ela reforça que para ser sustentável basta começar, já que muitas vezes pequenas atitudes já têm impacto — como já acontece nas escolhas de materiais da Stella ou mesmo na reutilização de toda a matéria prima da Hermes.

Outra alternativa que tem chamado muito a atenção do varejo são as lojas de guarda-roupa compartilhado. Inúmeras grandes marcas americanas estão aderindo a esse tipo de formato, porque as pessoas estão comprando de forma mais consciente e também estão preocupadas com a geração de consumo atual. A LVMH criou em 2016 o projeto life, onde as lojas possuem energia renovável e as entregas são com carros elétricos para emissão zero de carbono. Aqui no Brasil temos muitas marcas que também possuem iniciativas e projetos. Especificamente em Curitiba, temos a marca Revival, que traz tecnologia aliada ao processo sustentável na tentativa de um produto melhor e sem danificar o planeta.

Precisamos repensar nossas escolhas e formas de consumir a moda, e entender que a sustentabilidade também pode ser traduzida em atitude. Sendo assim, comprar o que precisamos e estar atento às marcas que possuem iniciativas é algo importante a ser feito.

*Coluna originalmente publicada na edição 233 da revista TOPVIEW

Deixe um comentário