FASHION

A marca curitibana Reptilia estreia na São Paulo Fashion Week

Heloisa Strobel, estilista e fundadora da marca, fala sobre o mercado Curitibano e sua relação com a cidade

Criada há 10 anos por Heloisa Strobel, a marca curitiba Reptilia leva a coleção “Indelével” para a sua estreia na 57ª edição da São Paulo Fashion Week. Com peças funcionais e, ao mesmo tempo, escultóricas, o desfile deve traz a modelagem digital como novidade na produção. Já Heloisa coloca a influência arquitetônica da cidade natal nas peças.

A coleção tem seu nome baseado na ideia de abordar aquilo que não desaparece com o tempo. Essas características estão presentes tanto no DNA da marca como no casting escolhido para a estreia, que traz modelos como Marina Dias, Neon Cunha e Rosa Saito. A produção para a SPFW durou cerca de oito meses desde o convite para integrar o line-up do evento.

Desfile da Reptilia acontece no segundo dia de São Paulo Fashion Week (Foto: Taís Valença)

Olhar para o futuro

Apesar da moda autoral da marca ter a atemporalidade presente nas peças, na nova coleção, o artesanal, presente nos acabamentos, se une a tecnologia, com a novidade da modelagem digital. Para Heloisa Strobel, a automatização de processos é uma demanda importante de marcas autorais. “Nós, estilistas, precisamos de apoio para digitalizar e estar na indústria 4.0”, afirma.

Com a união entre a digitalização e a valorização de costureiras que fazem parte da história da marca, a proposta é apresentar novidades em texturas, volumes e tecidos. Heloisa cita as bases com brilho, paetês e veludos, além de uma nova cartela de ácidas. “A gente não trabalha com tendências. Eu falo que meu trabalho é autoral porque quatro meses antes de criar, paro de assistir desfiles de moda para evitar a comparação, que quase sempre é inevitável”, completa ela sobre seu desenvolvimento criativo.

Legado na capital

Com experiência de mais de 10 anos em um dos maiores escritórios de arquitetura da capital, Jaime Lerner Arquitetos Associados, seria impossível que Heloisa não levasse a influência da cidade para suas criações. “Desses dez anos de marca, praticamente oito ou nove morei em Curitiba. A arquitetura da cidade formou a visão que eu tenho de roupa e estética. Minha brasilidade se conecta à arquitetura modernista de Curitiba”, diz Heloisa.

Sobre a visão da estilista para sua cidade natal, ela acredita que o mercado local ainda tem muito a crescer e é preciso um olhar de valorização para artistas e marcas da capital. “Enquanto eu estive tocando a marca em Curitiba presencialmente, trabalhei para melhorar o mercado de moda na cidade. Assim como eu entreguei muito do meu trabalho na cidade, a cidade também me entregou muito. As clientes são e sempre foram muito fiéis”, finaliza Heloisa.

Com nova data e novo local, a São Paulo Fashion Week chega a mais uma edição, realizada entre 09 e 14 de abril no shopping Iguatemi e no shopping JK Iguatemi. Neste ano, duas marcas estreiam no line-up: Catarina Mina e a curitibana Reptilia, que estreia nesta quarta-feira (10), às 21h.

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