Como para evitar manchas indesejáveis na pele negra - TOPVIEW

A beleza da pele negra: confira dicas para evitar manchas indesejáveis

Dicas e procedimentos para eliminar e evitar a formação de manchas na pele negra. Confira a coluna da Emmanuelle Bertoldi, nossa embaixadora

615 0
Compartilhe

Apesar de não haver diferenças na arquitetura celular de pessoas que pertencem a etnias e povos diversos, existem diferentes tons de pele. No caso de pessoas com a pele mais escura, isso se dá porque há uma eficiência maior na produção de melanina, apesar do número de melanócitos ser o mesmo de quem tem a pele mais clara. Essa eficiência trás uma maior proteção ao sol. A eficiência maior não é só dos melanócitos, que evitam o dano solar, mas no tecido conjuntivo a produção de colágeno e elastina também é muito maior. Por esse motivo, os efeitos do envelhecimento demoram mais para aparecer. A pele, além disso, é mais firme, o que evita até o aparecimento de celulite em um grau maior. Mas todas essas vantagens também têm uma contrapartida. A pele negra sofre muito mais com manchas. E a beleza da pele está na uniformidade do tom.

Procedimentos para a pele

Então quais procedimentos são bons para a manutenção da beleza da pele negra? Os que evitam hiperpigmentação! Se pensarmos em lasers, precisamos optar por tecnologias que não causam dano ao pigmento e que não são muito invasivas. O risco é ter uma resposta inflamatória que cause hiperpigmentação e, consequentemente, manchas. Por isso, devemos sempre pensar em procedimentos que não sejam agressivos, que ajam internamente na derme e poupem agressões na epiderme. Os exemplos são lasers fracionados não ablativos, como o NDyap 1340 e a radiofrequência fracionada para estrias; o ultrassom microfocado para manter a firmeza da pele; e os lasers Q-switched NDyag, para tratamentos de hiperpigmentação em olheiras e outras manchas. Pode-se ainda associar peelings, como os ácidos retinoico, kójico e mandélico.

Cuidados para a pele

Uso de filtro solar (no mínimo FPS 15) e sua reaplicação para evitar manchas, bem como produtos de prescrição médica para hidratação e prevenção de manchas, como vitamina C, alfa hidroxiácidos e ácidos kójico e fítico.

O que levar na bolsa

Curl conditioner da Boucléme

beleza negra
Marca inglesa especializada em cabelos enrolados. Livre de silicones e sulfatos. O condicionador possui óleo de argan, ômegas 3, 6 e 9, vitamina E e antioxidantes. Promete alto poder de hidratação e brilho.

Bases e corretivos Dermage

beleza negra
Possui uma gama de vários tons específicos para pele negra.

Batom MDMFlow

beleza negra
Marca inglesa criada por uma estudante de farmácia, especializada em batons para pele negra, com alto poder de pigmentação.

Amore shoulder bag, da Dolce & Gabbana

*Matéria originalmente publicada na edição 223 da revista TOPVIEW.

Neste Artigo


Converse com a Gente