Restaurante de Curitiba incentiva o consumo de vinhos nacionais

ESSA É PARA VOCÊS, WINE LOVERS! Restaurante panorâmico de Curitiba incentiva o consumo de vinhos nacionais

Projeto de incentivo ao consumo de rótulos brasileiros teve início em 2017 e, no ano passado, tornou os vinhos nacionais tão consumidos quanto os importados no restaurante

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Uma boa taça de vinho nunca é demais, né? Seja a estação quente ou fria, a variedade de vinhos é uma boa pedida para qualquer momento! E olha que os brasileiros gostam de um bom vinho, hein? Dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) mostram que a produção no Brasil foi de 340 milhões de litros em 2017. Em 2018, o país se consagrou como o 5º maior produtor do hemisfério Sul (!!).

Mesmo que os dados apontem bons caminhos para o vinho brasileiro, muitos consumidores ainda ficam na dúvida quando o vinho é nacional. Isso porque “como o brasileiro teve um histórico ruim de vinhos no país, ele não tem muita coragem de experimentar”, explica o sommelier do restaurante Terrazza 40, Marcelo Stebner Campos.

Mas isso mudou – e muito! A produção de vinho nacional teve grande evolução, principalmente com os novos pequenos produtores que surgiram. Muitos trabalhos interessantes foram construídos, embasados em bons estudos do solo, da uva e até mesmo da direção dos raios solares. Hoje, o Brasil é reconhecido mundialmente como um dos melhores produtores de vinhos espumantes, com rótulos premiados, como a Cave Geisse Terroir Nature – que também foi indicada no livro 1001 vinhos para beber antes de morrer.

Pensando nisso, o Terrazza 40 – o único restaurante panorâmico de Curitiba – resolveu mudar sua carta de vinhos, dando início a um projeto que valoriza os vinhos nacionais. Foram retirados do menu os espumantes importados acessíveis, abrindo, assim, espaço para os vinhos brasileiros, que são muito mais saborosos que a maioria dos importados.

Com a implementação de mais marcas nacionais na vitrine de vinhos do restaurante, treinamento dos garçons para oferecer diretamente opções brasileiras e outras ações, a venda desses vinhos obteve muito sucesso! Antes do início desse projeto, a venda dos vinhos brasileiros representava uma média de 25%. Ao longo do ano de 2018, o restaurante Terrazza 40 registrou o marco de 37% no aumento das vendas e, com o calor intenso do mês de dezembro, o número subiu para 50%! UAU!

“O brasileiro acaba valorizando mais os importados do que o nacional. Então, para dar um benefício às vinícolas, a gente fez esse trabalho de incentivo e apoio ao mercado”, conta o sommelier do Terrazza 40.

 
 
 
 
 
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É do Brasil!

Uma das ações feitas no projeto foi a retirada de oito rótulos importados da carta e a inserção de 10 novos rótulos brasileiros, muito bem selecionados e vindos de diversas vinícolas de todo o Brasil. Além disso, há outras ações especiais, como a noite de degustações, a noite das confrarias – em que uma vinícola brasileira tem todos os seus rótulos com 30% de desconto – e ainda os novos cardápios harmonizados. Tudo isso tem sido um incentivo ao consumo dos vinhos nacionais e o projeto, claro, um sucesso total!

“Esse é um trabalho bem difícil. Já estou nele há 5 anos, então, é de pouquinho em pouquinho: você tem que criar uma intervenção cultural. A gente bate o pé firme e defende a bandeira brasileira. Acreditamos que esse produto tem muito potencial, por isso é que a gente vende ele e não outro”, afirma Marcelo.

A intenção é ser reconhecido a nível nacional pelo projeto: um restaurante brasileiro que é ponto turístico em Curitiba, com uma carta completa. Mas o primordial é que se experimente primeiro o produto da sua própria casa.

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