ESSA É PARA VOCÊS, WINE LOVERS! Restaurante panorâmico de Curitiba incentiva o consumo de vinhos nacionais
Uma boa taça de vinho nunca é demais, né? Seja a estação quente ou fria, a variedade de vinhos é uma boa pedida para qualquer momento! E olha que os brasileiros gostam de um bom vinho, hein? Dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV) mostram que a produção no Brasil foi de 340 milhões de litros em 2017. Em 2018, o país se consagrou como o 5º maior produtor do hemisfério Sul (!!).
Mesmo que os dados apontem bons caminhos para o vinho brasileiro, muitos consumidores ainda ficam na dúvida quando o vinho é nacional. Isso porque “como o brasileiro teve um histórico ruim de vinhos no país, ele não tem muita coragem de experimentar”, explica o sommelier do restaurante Terrazza 40, Marcelo Stebner Campos.
Mas isso mudou – e muito! A produção de vinho nacional teve grande evolução, principalmente com os novos pequenos produtores que surgiram. Muitos trabalhos interessantes foram construídos, embasados em bons estudos do solo, da uva e até mesmo da direção dos raios solares. Hoje, o Brasil é reconhecido mundialmente como um dos melhores produtores de vinhos espumantes, com rótulos premiados, como a Cave Geisse Terroir Nature – que também foi indicada no livro 1001 vinhos para beber antes de morrer.
Pensando nisso, o Terrazza 40 – o único restaurante panorâmico de Curitiba – resolveu mudar sua carta de vinhos, dando início a um projeto que valoriza os vinhos nacionais. Foram retirados do menu os espumantes importados acessíveis, abrindo, assim, espaço para os vinhos brasileiros, que são muito mais saborosos que a maioria dos importados.
Com a implementação de mais marcas nacionais na vitrine de vinhos do restaurante, treinamento dos garçons para oferecer diretamente opções brasileiras e outras ações, a venda desses vinhos obteve muito sucesso! Antes do início desse projeto, a venda dos vinhos brasileiros representava uma média de 25%. Ao longo do ano de 2018, o restaurante Terrazza 40 registrou o marco de 37% no aumento das vendas e, com o calor intenso do mês de dezembro, o número subiu para 50%! UAU!
“O brasileiro acaba valorizando mais os importados do que o nacional. Então, para dar um benefício às vinícolas, a gente fez esse trabalho de incentivo e apoio ao mercado”, conta o sommelier do Terrazza 40.
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É do Brasil!
Uma das ações feitas no projeto foi a retirada de oito rótulos importados da carta e a inserção de 10 novos rótulos brasileiros, muito bem selecionados e vindos de diversas vinícolas de todo o Brasil. Além disso, há outras ações especiais, como a noite de degustações, a noite das confrarias – em que uma vinícola brasileira tem todos os seus rótulos com 30% de desconto – e ainda os novos cardápios harmonizados. Tudo isso tem sido um incentivo ao consumo dos vinhos nacionais e o projeto, claro, um sucesso total!
“Esse é um trabalho bem difícil. Já estou nele há 5 anos, então, é de pouquinho em pouquinho: você tem que criar uma intervenção cultural. A gente bate o pé firme e defende a bandeira brasileira. Acreditamos que esse produto tem muito potencial, por isso é que a gente vende ele e não outro”, afirma Marcelo.
A intenção é ser reconhecido a nível nacional pelo projeto: um restaurante brasileiro que é ponto turístico em Curitiba, com uma carta completa. Mas o primordial é que se experimente primeiro o produto da sua própria casa.