ESTILO

Volta às aulas: cinco dicas para deixar o cantinho de estudos perfeito para 2021

Oferecer um espaço específico para esses momentos podem trazer inúmeros benefícios ao desempenho escolar

Com a volta às aulas  e o EAD, o cantinho de estudos começa a ser prioridade na rotina dos pequenos. Oferecer um espaço específico para esses momentos podem trazer inúmeros benefícios ao desempenho escolar, criatividade e concentração na hora de estudar. Pensando nisso, selecionamos cinco projetos para você se inspirar e deixar a hora de estudar cada vez mais atrativa. Confira:

Escrivaninha

Projeto Alessandra Gandolfi (Foto: Marcelo Stammer)

Para as crianças com menos de 5 ano pode ser mais difícil um momento de concentração. Para auxiliar nas primeiras tarefas da vida escolar, ter uma escrivaninha adequada ao tamanho dela é uma forma de ajudar na concentração e no desenvolvimento dos pequenos. Para esse quarto infantil a arquiteta Alessandra Gandolfi uniu o conceito lúdico com as necessidades da criança.

Bancada

Projeto Andrea Benthien (Foto: Rodrigo Ramirez)

Para as crianças maiores, que já tem um cronograma de estudo, é necessário uma bancada na altura adequada para os momentos de concentração. A arquiteta Andrea Benthien usou a disposição do quarto pensando também nessa necessidade, trazendo a bancada de estudo para uma altura superior ao móvel em baixo da televisão. Trazendo mais conforto para adolescente estudar.

Espaço

Projeto Daniela Barranco (Foto: Gerson Lima)

Em alguns casos, trazer o espaço de estudo para fora do quarto pode ser uma boa solução para os adolescentes mais dispersos. No caso do projeto da Arquiteta Daniela Barranco, o canto de estudo saiu do quarto e foi desenvolvido no closet, otimizando o espaço e oferecendo uma maior privacidade na hora de estudar.

Multiuso 

Projeto Ponto 41 (Foto: Marcelo Stammer)

Em muitos casos não é possível definir um espaço exclusivo para as crianças estudarem, mas nem por isso eles vão ficar sem o cantinho de estudos. O home office muitas vezes também pode ser usado em momentos pontuais para os pequenos estudarem. O projeto desenvolvido por Danielli Wal e Mayara Wal, da Ponto 41, é um exemplo disso. A bancada em “L” possibilita que a criança tenha um momento dela, sem atrapalhar a logística de trabalho dos pais.

Iluminação 

A iluminação é fundamental para um bom desempenho escolar. Para esse espaço de estudos no estilo Boho, em que predomina os tons neutros e a madeira, a iluminação auxilia ao estimular os pequenos. Ar profissionais Camila Kadobayashi de Castro e Carolina Palazzo de Mello optaram pelo Abajur de coluna GLOBE, da Nordecor, com detalhes em dourado ele direciona a luz da forma ideal para atender as necessidades da estudante.

Deixe um comentário