CULTURA ARTES

Maior exposição d’OSGEMEOS desembarca em Curitiba; revelamos alguns dos segredos pra você

Visitas abrem a partir deste sábado (18) no MON

A exposição “OSGEMEOS: Segredos” poderá ser visitada pelo público a partir deste sábado, 18 de setembro, no maior museu da América Latina, o Museu Oscar Niemeyer. Originalmente desenvolvida pela Pinacoteca de São Paulo, a mostra reúne mais de 850 itens dos artistas, entre pinturas, esculturas, cadernos, desenhos e intervenções artísticas – muitos apresentados ao público de forma inédita. 

“OSGEMEOS: Segredos” é uma viagem no tempo pela trajetória dos irmãos gêmeos Gustavo e Otávio Pandolfo. A exposição é dividida em décadas e revela produções da dupla desde os anos 1980 até os dias de hoje. “Esta é a maior exposição já produzida por eles”, comenta o curador da mostra, Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca de São Paulo. 

Acervo pessoal d’OSGEMEOS. (Foto: Thais Porsch)

Gustavo e Otávio sempre trabalharam juntos. Quando crianças, nas ruas do tradicional bairro do Cambuci (SP), desenvolveram uma sintonia única pelo desenho e sempre tomaram o espaço urbano como lugar de vivência e de pesquisa, influenciados principalmente pela cultura popular e pelo hip hop da década de 1980. Os irmãos já realizaram intervenções e exposições em lugares como o MOCA – Museum of Contemporary Art, em Los Angeles, no Tate Modern de Londres e nos telões eletrônicos da Times Square, em Nova York, no ano de 2015. 

VEJA TAMBÉM: Prestinaria vai assumir café do MON. Saiba quando

“Mais do que nunca, a arte apresenta-se aqui como inspiração”, diz a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika. Ela comenta que as cores, o movimento e a alegria presentes na obra d’OSGEMEOS iluminam e nos ajudam a fazer a travessia entre o agora e uma nova fase, pós-pandemia.  “Neste momento, em que todos ficamos em uma reconstrução, seja individual ou coletiva, a arte desta genial dupla de irmãos contribuiu com a nossa busca interna”, afirma. 

(Foto: Thais Porsch)

Segundo OSGEMEOS, o nome “Segredos” vem do fato de a mostra revelar boa parte do processo criativo da dupla, além de registros de infância e trajetórias artísticas. De acordo com eles, a exposição visa servir “como um espelho, ela pode despertar o seu segredo”. 

Os irmãos também salientam a importância de levar ao público esse grande conjunto de obras, principalmente para inspirar e incentivar os jovens. “É muito mágico estar dentro do museu [MON], a exposição unificou tudo. O Olho é como estar dentro da nossa cabeça”, contam. 

(Foto: Thais Porsch

Os ingressos para a mostra “OSGEMEOS: Segredos” podem ser adquiridos online pela plataforma Inti. Segundo a diretora-presidente, já houve uma grande procura do público pela exposição. “É uma das maiores receptividades que já tivemos”, finaliza ela. A mostra ficará em exposição no MON até 3 de abril de 2022.


Serviço

Quando: a partir de 18 de setembro. De terça-feira a domingo, das 10h às 18h

Onde: Olho, Torre do Olho e espaços externos do MON

Ingressos: https://museuoscarniemeyer.byinti.com/#/event/exposicao-osgemeos

Deixe um comentário