ESTILO

Vida longa à influente arquitetura e urbanização de Jaime Lerner

Profissionais da área relatam sobre a importância do arquiteto para o legado do planejamento urbano de Curitiba

Durante a ocupação de cargos públicos ou mesmo fora deles, Jaime Lerner trabalhou intensamente no legado que hoje se encontra na capital paranaense: arquitetura e urbanismo influentes pelo Brasil e mundo afora. A revolução urbana realizada em Curitiba ao longo dos três mandatos como prefeito, rendeu destaques internacionais no que se diz respeito ao meio ambiente, transporte público e planejamentos urbanos desenvolvidos por ele. A dedicação incansável de Lerner o nomeou, em 2017, pelos leitores da revista Planetizen, o segundo urbanista mais influente do mundo. 

LEIA TAMBÉM: O legado de Jaime Lerner

“Considerado o segundo mais influente urbanista do mundo pela revista norte-americana Planetizen, Lerner transformou Curitiba com o sistema de transporte inovador e com a idealização de obras emblemáticas que colocaram a capital paranaense como modelo para o mundo. Deixa como legado obras como o Jardim Botânico, a Ópera de Arame, a Rua 24 horas, o calçadão da Rua XV, entre muitas outras. Mas além de tudo, Jaime Lerner deixa uma forma inovadora de pensar as cidades, priorizando o ser humano na definição do planejamento urbano”, informa a nota de pesar de Milton Zanelatto, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), em nome de todos os arquitetos e urbanistas paranaenses.

Alguns dos princípios fundamentais dos projetos elaborados pelo escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, fundado em abril de 2003 e  presidido por ele, em Curitiba, são: 

  • desenvolvimento sustentável das cidades;
  • preservação e valorização da identidade local, bem como as paisagens urbanas e naturais;
  • priorização do transporte público e pedestres;
  • desenvolvimento de economias locais e novos negócios;
  • promoção de mistura de rendas e funções locais;

” Ninguém trabalha sozinho. Tenho certeza de que somente a imersão de várias pessoas juntas num trabalho forma um ‘processo criativo.” Jaime Lerner

(Foto: Daniel Katz)

Em entrevista à Folha de São Paulo, em 2020, Lerner projetava novos conceitos para cidades no pós-pandemia. Para ele, as cidades deveriam ser planejadas por quadras, tornando as casas mais aconchegantes e acessíveis ao serviço de saúde, e abolindo a divisão por função ou renda nos bairros. “Desenhei uma quadra agora com oito clínicas. Cada quadra com clínicas que vão possibilitar atendimento e garantir trabalho para as pessoas. Já desenhei e pretendo verificar a viabilidade. Vamos começar a testar. As casas devem ser boas e baratas”, contou Lerner à Folha.

“Jaime Lerner fez de Curitiba referência tendo por base a simplicidade, a doação, e sem perder de vistas o planejamento. Os nossos parques, o nosso transporte e o nosso zoneamento evoluem até hoje sobre uma mesma plataforma porque, com visão de futuro e dentro do possível, Lerner transformou iniciativas em planos, projetos e obras para uma cidade melhor aos seus habitantes. O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) é grato a Jaime Lerner, um dos seus fundadores, por plantar em nossa terra a semente do planejamento”, destaca Luiz Fernando Jamur, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

O visionário arquiteto influenciou diversos profissionais da área com sua visão estratégica e revolucionária dentro da arquitetura e do urbanismo, mas, para além disso, construiu amizades que se solidificaram como pontes durante toda a sua vida. A designer Renata McCartney se lembra do senso de humor marcante de Lerner e prestigia a oportunidade de ter compartilhado um pouco de sua vida com Jaime. ” A gente sabe que, para ele conseguir fazer tudo o que ele fez, tinha que ser uma pessoa muito especial. Eu tive o privilégio de ser amiga dessa pessoa incrível, que jamais falava mal de alguém, que tinha uma memória de elefante, e eu ainda não sei como vai ser viver sem ver ele de novo, sem dar risada com ele de novo… Vai ser muito difícil viver sem você, Jaime. Já estou com muita saudade.”, conta à TOPVIEW.

Confira as homenagens prestadas ao ilustre Jaime Lerner

“O que dizer de Jaime Lerner…. um grande arquiteto que vai ser eterizado aqui. Seja andando em uma praça, em um parque, em uma orla, em cada detalhe no reconhecimento de uma rua florida, tudo isso vai ser sempre eternizado para nós, curitibanos. É um orgulho ter um arquiteto tão reconhecido como ele foi.” —  Elaine Zanon, arquiteta.

“Uma semana triste para a arquitetura. Dois grandes nomes se foram, partiram daqui para projetar em outro plano. O nosso querido ‘bicho do Paraná’ Jaime Lerner, urbanista consagrado, arquiteto de sucesso. Sentiremos sua falta, mas o seu legado fica aqui, em cada cantinho da nossa cidade.” — Flávia Prestes Mattar, designer de interiores.

“Para mim é um privilegio e uma honra prestar esta homenagem ao mais brilhante dos nossos urbanistas em tempos lamentáveis de tantas perdas. Quando entrei na Faculdade de Arquitetura o nosso querido Jaime já iniciava o seu segundo mandato à frente da Prefeitura Municipal de Curitiba e era com grande admiração e entusiasmo que assistíamos um arquiteto envolvido com a boa política e transformando nossa cidade, projetando-a nacional e internacionalmente. Sobretudo de maneira gentil, com grandes mudanças mas com compreensão e respeito pelos planos anteriores e pela cidade pré-existente sem descaracterizações ou planos radicais. Apenas para lembrar três dos seus maiores feitos: o transporte coletivo e individual urbano, os parques e as praças, a cidade industrial … fosse para circular, para o lazer ou o trabalho, nada escapou da prancheta deste excepcional arquiteto que nos deixa um legado que só cresce em importância. Jaime você fará uma falta imensa. Vá em paz. — Marcos Bertoldi, arquiteto.

 

“Hoje é um dia muito triste para nós, curitibanos, principalmente para nós, arquitetos. A perda de Jaime Lerner vai deixar um vazio muito grande em toda a arquitetura paranaense. Um tenho um carinho muito especial [por ele] porque meu primeiro contato com a arquitetura foi no dia da prévia de arquitetura na Universidade Federal do Paraná e eu tive o privilégio de que, o professor que cuidava da prévia era Jaime Lerner. Então, isso fez com que eu começasse arquitetura de uma forma muita bacana.” — Jayme Bernardo, arquiteto.

 

“É com muito pesar e tristeza que recebi hoje a notícia da partida de Jaime Lerner. Além de um amigo, Jaime foi uma pessoa muito importante para Curitiba pelo seu legado como arquiteto e urbanista, pela sua atuação política e acima de tudo por sua bondade com o próximo. Sua falta será sentida por todos nós, pois perdemos uma admirável pessoa. E eu perco uma grande inspiração e um grande amigo”. —  Salomão Soifer, empresário e dono do Shopping Pátio Batel.
 

Deixe um comentário