ESTILO VIAGEM

Uma viagem para o futuro

Um dos setores mais influentes pela tecnologia é o de viagens - inda bem!

A tecnologia, quando bem usada, facilita o dia a dia das pessoas e promove revoluções no ambiente médico, de trabalho e social. Ao fazer uma análise rápida entre os principais setores da economia, é fácil notar que um dos que mais cresceu com o avanço tecnológico é o de viagens. O turismo espacial é, hoje, uma realidade: o empresário Elon Musk, dono da Space X, promoveu o primeiro voo orbital com civis no espaço em setembro de 2021.

Já no ambiente terrestre, as inovações não param de surpreender, de forma que muitas novidades – que estão prestes a serem lançadas – já deixam os viajantes ansiosos pelas facilidades. A TOPVIEW selecionou algumas novidades nas viagens do agora e do futuro!

Carros voadores por aplicativo

O carro voador é um sinônimo futurista desde a década de 1960, quando o desenho animado Os Jetsons já projetava essa realidade. Algumas empresas têm avançado nesse mercado e, inclusive, a gigante automobilística Hyundai, em parceria com a Uber, prevê o lançamento de um carro voador para 2025.

Essa também é a ideia dos eVTOLs, cujo projeto foi desenvolvido pela Embraer X em parceria com a Eve Urban Air Mobility Solutions (Eve) e a Helisul. A aeronave elétrica possibilita decolagens e pousos na vertical em um conceito semelhante ao dos carros por aplicativos atuais, só que pelos ares.

(Foto: divulgação)

Airtags

Lançamento da Apple em 2021, serve como um rastreador Bluetooth. Ele pode ser anexado a diversos objetos, como chaves, carteiras, bicicletas e, claro, malas de viagem. Dessa forma, o despacho bagagens das torna-se mais seguro e, caso algo aconteça, é possível localizá-las de maneira mais rápida.

(Foto: reprodução)

Reconhecimento facial

Apesar de o cartão de embarque digital já facilitar a entrada nos aviões, o reconhecimento facial é uma alternativa mais tecnológica que visa diminuir o tempo para o embarque. A tecnologia foi testada recentemente no sistema de identificação da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) nos aeroportos dos Estados Unidos. Além de escanear a íris, o dispositivo utiliza um algoritmo para comparar a foto tirada pessoalmente no setor de imigração do aeroporto ou em outro posto de verificação fronteiriço com o retrato que consta no passaporte e/ou visto. No Brasil, a Gol fez um teste com biometria facial no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, o que indica que logo a tecnologia também poderá estar disponível em solo nacional.

(Foto: divulgação)

Pagamento em criptomoedas

As transações por meio de moedas digitais deixaram de ser novidade há algum tempo. Embora não seja necessário fazer conversões de um país para o outro e o pagamento seja possível até mesmo com o uso de um QR Code, no setor de viagens, no entanto, isso ainda é muito novo e poucas companhias aéreas oferecem o serviço. A companhia Destinatarie, por exemplo, oferece o pagamento em criptomoedas para viagens de luxo.

(Foto: divulgação)

Deixe um comentário