OLHA LÁ! Começou a temporada de observação de baleias no Uruguai!
Atenção, leitores de Moby Dick! A nova temporada de baleias francas para obervação chegou ao litoral uruguaio, tudo isso na costa de Rocha e Maldonado. Todos os anos, o período para avistar as visitantes é entre julho e outubro, em que os turistas podem ver os saltos, nadadeiras e golpes em forma de “V” habituais da espécie. E para quem está sem pressa, a última parada da turnê dos animais é na costa de Florianópolis, em novembro.
Leia também: 4 destinos IMPERDÍVEIS pra quem vai ao Uruguai pela primeira vez
3 dias para aproveitar a temporada de baleias no Uruguai
Técnica de “varredura” para a temporada de baleias aconselhada pela Uruguay Natural, com binóculos: fixe dois pontos no horizonte e comece a abaixar o olhar de um ponto a outro até chegar à costa. Preste atenção ao mar quando ver:
- Gaivotas flutuando em uma área (eles podem estar se alimentando dos “piolhos do mar” que eles têm nos calos ou bicando na parte de trás da baleia.
- Observe se os redemoinhos se formam no mar, pois pode haver uma baleia submersa.
- O golpe “v” é outra característica para distingui-los.
A observação dos cetáceos é regulamentada pelo decreto 261/02 e proíbe atividades que perturbem esses animais, não é possível chegar a menos de 300 m deles (a menos em casos expressamente autorizados). Por lei de 2013, o Uruguai é declarado como o santuário de baleias e golfinhos. Estas normativas garantem benefícios aos animais e também ao turismo ecológico no país com o objetivo principal de cuidar do recurso, salvaguardando a segurança dos passageiros e a qualidade dos serviços oferecidos.