ESTILO VIAGEM

Sonhando acordado na Capadócia

Localizada na região semiárida da Turquia, a Capadócia é conhecida por suas inconfundíveis formações rochosas e pelos clássicos passeios de balão

São seis horas da manhã no topo da colina do Göreme National Park, região central da Turquia, onde está localizado o Museum Hotel. Enquanto o céu ainda está escuro, longe no horizonte, surgem focos de luz que piscam como se fossem vagalumes. No início, contam-se uns quatro ou cinco. De repente, são dezenas e, quando o primeiro raio de sol se levanta, o que se enxerga são centenas de balões colorindo o horizonte, em uma cena utópica e idílica que não dá para comparar com nada na vida. Um espetáculo da natureza combinado com a criatividade humana para ser visto e sentido.

Foi assim que começou a minha primeira manhã na Capadócia, hospedado no que foi considerado o melhor hotel boutique da Europa e que faz jus ao título – principalmente pelas pessoas da equipe. Omer Tosun, seu fundador, é, curiosamente, o cônsul do Brasil na Capadócia, e faz as honras de um ótimo anfitrião com os brasileiros.

O dia corre bem entre visitas a cavernas e espaços para a tecelagem de tapetes, feitos de seda, que formam verdadeiras obras de arte.

Ao entardecer, sentado à janela do restaurante Lil’a – que tem o selo Relais & Chateaux –, descubro pratos típicos da culinária da Anatólia, acompanhado de vinhos locais de alta qualidade. Ao final do jantar, encerro um dia que mais pareceu um sonho deitado em um harém, esculpido dentro de uma caverna, para sonhar mais um pouco.

*Matéria originalmente publicada na edição #263 da revista TOPVIEW.

Deixe um comentário