Onde ir na Páscoa – caso você seja apaaaaaixonado por chocolate, like us
Unir aquele planejamento de viagem às suas paixões sempre é uma combinação perfeita, mas um dos maiores prazeres já criados pelo homem – o chocolate – é uma boa pedida para atrelar aos seus destinos. Foi pensando nisso que juntamos os principais destinos para Willy Wonka’s e #chocolovers viajantes por aí.
Onde ir na Páscoa – destinos para chocólatras no Brasil
Ilhéus (BA)
O que muitos não sabem é que o Sul da Bahia é a região brasileira que mais produz chocolate. A “Capital do Cacau” deixou de ser apenas fornecedora de matéria-prima e agora possui mais de 30 marcas que estampam os produtos com orgulho. Na cidade dos romances de Jorge Amado, os visitantes podem visitar a primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste, a Fábrica de Chocolate Caseiro, e participar do tour Rotas do Cacau – além de visitar fazendas de cacau, dá pra fazer a tour em cachoeiras e praias da cidade. Eventos como o Chocolat Festival, maior festival de chocolate braisleiro, reforçam essa tradição com estandes lotados. A produção tree-to-bar – da árvore para a barra – das marcas baianas faz um chocolate desde o cultivo até o produto final. Essa forma de produção garante uma qualidade superior que é incomum já que, normalmente, os países e estados produtores de chocolate não têm um pé de cacau.
Gramado (RS)
Conhecida por muitos como a “Cidade do Chocolate“, a cidade fria do interior do Rio Grande do Sul tem um turismo completo em torno do doce favorito de muitos. As avenidas das Hortências e Borges de Medeiros são lotadas de lojas das fábricas de chocolate locais, onde não faltará opção para experimentar e levar para presente. O clima frio, a cobertura de geada e, com muita sorte, neve no inverno formam um cenário ainda mais atraente para que você possa também tomar chocolate quente nos restaurantes da cidade. O point dos chocólatras é também uma ótima opção para levar as crianças, com opções como o Reino do Chocolate, o Mini Mundo e o Snowland – com a única montanha de neve para esquiar no país.
Penedo (RJ)
De longe uma das vilas mais fofas do nosso país é Penedo, que é localizada nas montanhas do Itatiaia (RJ) e famosa por ser a “única colônia da Finlândia“. Com casinhas coloniais, o destino de chocolates carioca já chamou a atenção da rede de hotéis Blue Tree Towers que já está firmando as raízes por lá. Os grandes destaques de Penedo são Tonttulakki Suklaat, a loja de chocolates belgas, e a Casa de Papai Noel onde o bom velhinho recebe cartas de todo o país.
Onde ir na Páscoa – destinos internacionais para chocólatras
Hershey, EUA
Walt Disney ficaria orgulhoso. Apelidada como a “cidade mais doce do planeta”, a cidade da Pensilvânia é realmente a sede da Hershey’s, onde até mesmo os postes são decorados como o chocolate estrela da marca “Kisses“. Lá os turistas podem subir no Trolley Works, uma espécie de bondinho que leva para todos pontos turísticos, com chegada marcada para o grande Hershey’s Chocolate World. O parque tem diversas atrações interativas para conhecer todas as etapas de produção do chocolate, provar os sabores de todo o mundo e até mesmo personalizar sua própria barra de chocolate.
Bélgica
A walk tour “Dark Side of Brussels” leva o turista a conhecer as principais lojas de chocolate da Europa (Foto: Shutterstock)
Que o chocolate belga é maravilhoso todo mundo sabe, mas o doce é levado tão a sério lá que existem inovações todos os anos para criar chocolates lindos e saborosos. A estética e a excelência dos países europeus são o primor da obra toda. O lado escuro de Bruxelas é uma brincadeira com as estreitas ruas da cidade que são lotadas de opções de chocolate, com seus mais de 500 chocolatiers. É possível conhecer as lojas na walk tour “Dark Side of Brussels”. Além da variedade de chocolates artesanais do bairro Sablon, é de Bruxelas que vem um dos chocolates mais apreciados no mundo todo, a grife Neuhaus mantém sua primeira loja (1857) intacta e funcionando. Reza a lenda que a marca foi primeiro uma farmácia que encobria os remédios com chocolate para eles terem um sabor mais agradável. Hoje a Neuhaus chega a produzir 172 mil toneladas de chocolate por ano e recebe milhares de visitantes todos os dias.
México
Os nativos astecas, ao se encontrarem com o viajante espanhol Hernando Cortez, serviram uma bebida quente feita com cacau. A bebida era considerada tão preciosa que era servida em uma taça de ouro que era imediatamente descartada, para mostrar que o chocolate era mais valioso que o próprio ouro. E como berço histórico, o México também tem várias atrações que firmam sua marca. A fábrica de Chocolates de Valladolid, na cidade de Yucatán, faz os chocolates com equipamentos maias e astecas, vendendo uma versão semelhante ao verdadeiro chocolate. O Museo Mucho Chocolate na Cidade do México é um dos destaques do turismo do chocolate. E para finalizar seu tour, os restaurantes da cidade de Oaxaca oferecem a bebida achocolatada no original.
Alemanha
A Fassbender & Rausch é primeira chocolateria-restaurante da Alemanha (Foto: Divulgação)
Os chocolates europeus são muito famosos, é impossível falar disso e não citar Suíça, França, Itália e Dinamarca. Mas a Alemanha também precisa ser enaltecida e é um dos destinos essenciais para os chocólatras. À margem do Rio Reno, na cidade Colônia, um dos maiores museus de chocolate do mundo foi montado. Simulando um navio, o Museu do Chocolate recebe mais de 600 mil visitas anualmente, e lá existe uma mini fábrica dos famosos suíços Lindt. A parte que os visitantes mais gostam é a fonte de chocolate com três metros de altura onde podem molhar o waffer. A primeira chocolateria-restaurante do país, da marca Fassbender & Rausch, onde existem réplicas reais de vários pontos turísticos alemães. Vale a pena tomar um café achocolatado e comprar os diversos doces do prédio monumental.
Leia também: Amamos as novidades de Páscoa da Kopenhagen – tem até ovo comemorativo em edição numerada!
E aí, pra onde você iria nesta Páscoa? Quais outros destinos você indicaria para os chocólatras?