Hotel Jaraguá, de São Paulo, terá tour guiado com direito a visita à obra de Di Cavalcanti
O icônico Hotel Jaraguá, hoje sob a bandeira da Nacional Inn, recentemente implementou uma visita guiada diária, disponível para hóspedes e visitantes, das 17h às 18h. O tour pelo prédio histórico do hotel passa por obras e pela arquitetura do século XX e é finalizada com espumante na cobertura do prédio de 26 andares, no coração de São Paulo. Do alto do edifício, é possível ter uma visão 360 º da capital paulista e avistar pontos como o Farol Santander (antigo Banespa), a Catedral da Sé e o MASP.
A visita guiada precisa ser agendada antecipadamente pelo telefone (11) 2199-0608.
LEIA TAMBÉM: Castelo Saint Andrews cria fim de semana especial para o Dia dos Pais
Um marco na história de São Paulo
Inaugurado em 1954, em comemoração aos 400 anos da cidade de São Paulo, o Hotel Jaraguá rapidamente se tornou um símbolo de modernidade e sofisticação. Sua fachada imponente e os interiores decorados com obras de arte foram testemunhas de momentos importantes da história paulistana. Em 1998, tanto a fachada do prédio quanto as pinturas e murais internos foram tombados pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT), garantindo sua preservação.
Entre as obras de arte presentes no Hotel Jaraguá, destacam-se o mural de Di Cavalcanti e o painel de Clóvis Graciano, ambos artistas de grande renome que contribuíram para a valorização do patrimônio cultural brasileiro. O projeto arquitetônico do hotel também é notável, tendo sido inicialmente concebido por Jacques Pilon e posteriormente refeito por Franz Heep, dois arquitetos de grande influência na época.
Um ponto de encontro para a mídia e a cultura
Desde sua inauguração até 1974, o Hotel Jaraguá abrigou as instalações d’O Estado de São Paulo – o Estadão – e da rádio Eldorado, do mesmo grupo midiático. Este período marcou o hotel como um centro de encontro para jornalistas, artistas e intelectuais, reforçando seu papel na cena cultural e midiática da cidade.
Foi durante esse período “de ouro” que personalidades como a Édith Piaf, Louis Armstrong, Iuri Gagarin e Federico Fellini passaram pelo Jaraguá.
O Hotel está localizado na confluência da Avenida São Luiz com a Avenida da Consolação, Rua Martins Fontes e Rua Major Quedinho, e fica ao lado de pontos importantes da cidade, como a Biblioteca Mário de Andrade e o edifício Copan.
Serviço
Onde: Rua Martins Fontes, 71 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo
Mais informações: (11) 2199-0608.