ESTILO VIAGEM

“De Curitiba saem os nossos maiores casamentos do Brasil”, declara Leonel Reyes, executivo do Hard Rock Hotels

Segundo o executivo, que trabalha há 10 anos com o brasileiro, esse mercado é exigente e "viajado". Ele se diz preparado: "temos feijoada, bem-casado..."

Há 15 anos no segmento de Hospitalidade e Turismo, Leonel Reyes, diretor corporativo para a América Latina da RCD Hotels – grupo que contém resorts de luxo na Flórida, México e Caribe – comemora uma década de forte atuação no Brasil, um mercado que, segundo ele, é exigente e viajante “normalmente é um cliente que já viajou duas, três vezes para o Caribe”, afirma. No final de julho, o executivo desembarcou no país para uma série de compromissos e conversou com a TOPVIEW com exclusividade. Em pauta estavam as preferências de turismo do latino-americano nestes 10 anos. 

À frente da difusão dos resorts de luxo do grupo, como o Eden Roc Miami Beach e Nobu Hotel Miami Beach, na Flórida, e as quatro unidades do Hard Rock Hotels, no México, Leonel contou qual o maior desafio quando se fala em público brasileiro e adianta detalhes do novo Hard Rock Hotel Los Cabos, que deve inaugurar ano que vem. Vem ler!

Hard Rock Hotels
Leonel recomenda ao brasileiro conhecer o novo hotel em Los Cabos, uma propriedade que está sendo preparada para ser aberta no primeiro semestre de 2019.

TOPVIEW: Como é pensar e criar lazer para os hóspedes latino-americanos?

Leonel Reyes: É um desafio, porque temos que adaptar algumas coisas, desde a comida, sabor e tempero. Outra diferença está nos horários para jantar. O americano janta 19h. Às vezes, seis da tarde já está jantando e às sete já está indo embora. Já o latino-americano às 19h ainda está pensando o que vai querer. Então, nós temos que fazer muitas adaptações para deixar mais atrativa e confortável a experiência de viagem do latino-americano. Além disso, temos pessoas que falam português na recepção, no kids club… Temos feijoada, bem-casado. Tem muita coisa pensada para o mercado brasileiro e latino-americano. Também adaptamos nossas promoções para dezembro, janeiro e fevereiro, época de férias aqui. 

TV: Você administra diversas sedes. Qual o maior desafio quando se trata do público brasileiro?

LR: Cada um dos destinos oferece um atrativo diferente, que é o serviço. Em Cancún, Punta Cana, Riviera Maya, Vallarta e futuramente, Los Cabos, a qualidade do serviço é inigualável. Eu acho que o brasileiro, que é muito festeiro e que gosta de atenção, tem funcionários que ficam atentos para atender e fazer a mescla perfeita para as férias serem ótimas.

TV: Nestes 10 anos deu pra criar um perfil do viajante brasileiro?

LR: É um pouco difícil, pois nossa estrutura comercial atende todas as frentes. Nós temos aqui no Brasil uma pessoa que cuida do mercado corporativo e da área de grupos. Então, sempre estamos fazendo atividades, ativações, promoções para cada um dos grupos [famílias, casais, solteiros]. Graças a Deus nós temos uma mistura de mercados muito diversa. Mas acho que, definitivamente, o setor família é bem forte. Por isso, até, nossas duas ações muito fortes para eles: Kids Club super legal e o Woodward. É um acampamento nos estilo estadunidense focado nos adolescentes. O primeiro acampamento Woodward fora dos Estados Unidos fica em Riviera Maya – dentro do nosso hotel. É uma atividade que, mesmo focada nos adolescentes, conquistou os adultos. Na verdade, é uma atividade que serve muito para juntar os pais, irmãos e grupos de amigos. É super bacana.

TV: Qual a diferença do hóspede brasileiro e norte-americano?

LR: O brasileiro gosta muito das boates, das lojas. O brasileiro gasta muito. Acho que até mais do que os americanos. É um povo exigente. O perfil de pessoas que temos no hotel é normalmente um cliente que já viajou duas, três vezes para o Caribe. Ou seja, já experimentou outros hotéis, outros atendimentos. Então, é um povo que sempre está exigindo o melhor de nós. É um público que conhece o destino, os serviços. E isso estimula nós a ficarmos sempre pensando em novidades, renovações, novos serviços, adequações e incrementar serviços para que dentro da sua estadia tenha serviços e características a mais.

“Entendemos a importância pra vocês, por exemplo, do bem-casado no casamento. Pra gente é um bolinho.”

TV: E qual hotel é o mais procurado por nós?

LR: Brasileiros gostam de ter tudo do melhor. Eu acho que pelo perfil brasileiro um dos hotéis que mais combina com o que eles procuram é o Hard Rock Hotel Punta Cana. É o maior hotel que nós temos, com 1.800 apartamentos, 15 piscinas, 14 restaurantes, uma boate, um cassino, um centro de convenções. É um hotel que tem tudo para todos. É muito grande, tem muita coisa acontecendo. Ah, e agora em outubro, terá o show de Shakira! Dentro da turnê ela fará um show dentro do nosso hotel. Nossos hóspedes que estiverem lá durante o show irão ganhar dois ingressos por apartamento!

TV: Já quanto se trata dos curitibanos, eles têm alguma peculiaridade?

LR: Casamentos! É incrível a qualidade e a quantidade de casamentos que essa região demanda. É muito. Daqui saem os nossos maiores casamentos do Brasil. Então, para nós ,é um mercado muito bom. Nós temos casamentos quase todos os meses e pessoas fazendo visitas para fazer a festa. Punta Cana é o mais procurado. Agora, em Riviera Maya, tem capela religiosa. Então o casamento religioso interessa ao público paranaense e curitibano. É uma característica muito peculiar do mercado.

Uma das decorações para casamento de um Hard Rock Hotel. (Foto: Divulgação)
Casamento da curitibana Thais Moelin. (Foto: Laertes Soares)

TV: Depois de 10 anos na gestão dos hotéis, qual maior lição você tirou dessa carreira?

LR: A gente tem que estar focado no que está fazendo. Eu trabalhei anos acreditando que a gente sabia tratar o público da América Latina. A gente vinha duas vezes por ano e acabou. Achando que já conhecíamos, mas não. Quando começamos a trabalhar focados na América Latina, conhecendo as divisões, entendendo que não é o mesmo jeito de falar do brasileiro que mora no Sul e o que mora no Norte, entendemos a importância pra vocês, por exemplo, do bem-casado no casamento. Pra gente é um bolinho. Então, tudo vamos aprendendo com a experiência. É sempre uma conversa contínua de adaptação. 

A dica dele: você não pode deixar de visitar nosso mais novo hotel em Los Cabos, uma propriedade que está sendo preparada para ser aberta no primeiro semestre de 2019. É um destino super luxuoso, onde muitas das estrelas de Hollywood viajam e passam as férias. É um local no qual estamos trabalhando muito durante esse ano, seguros que será um novo destino favorito do mercado brasileiro.

Simulação do lobby do Hard Rock Hotel – Los Cabos.

 

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