Seis dicas para você se preparar antes de visitar aldeias indígenas
Educação é bom e todo mundo gosta. Mas quando se trata de uma cultura distinta, com outros valores, é normal ficar em dúvida de como se comportar para que visitante e anfitrião fiquem confortáveis – mais ainda, para que não fiquem ofendidos. Por mais curiosos e cuidadosos que sejamos, há regras às quais devemos estar atentos quando visitamos comunidades indígenas. E é sobre elas que Julianna Podolan Martins, idealizadora e diretora do Museu de Arte Indígena (MAI), fala neste guia do que fazer e, principalmente, do que não fazer nessas ocasiões.
1: Tenha certeza de que sua visita é de conhecimento do cacique
Além da autorização dele, sempre que chegar a uma aldeia, esteja certo de que um indígena acompanhará você a todos os lugares que for visitar. Educação é tudo!
2: Não pergunte. Ouça!
Normalmente, os turistas perguntam muito. Os índios não gostam. Somente após certa convivência é que se sentem mais confortáveis em conversar. Respeite o tempo deles!
3: Não vá de mãos abanando
Chegar sem nada para oferecer é considerado ofensivo. Mas evite objetos com pilhas, como lanternas. Chinelos e kit de higiene são sempre bem-vindos.
4: Compartilhe as refeições
As comidas nas aldeias são muito diferentes das nossas. Por isso, leve sua comida, de preferência barras de cereais e outros produtos supercalóricos. E, na hora de comer, sempre convide-os para compartilhar.
5: Desconfie de convites a lugares muito remotos
Já teve gente que viajou mais de mil quilômetros e, ao chegar ao local combinado, ninguém apareceu. Todo cuidado é pouco.
6: Respeite os rituais
Não dance ou interfira neles, por mais que a intenção seja boa. Rituais são sagrados!
Aldeias para visitar
Em Curitiba
Aldeia Kakané-Porã, Campo de Santana.Em Morretes
Aldeia Tupã Nhe’e Kretã.Em Nova Laranjeiras
Aldeia Rio das Cobras.No Mato Grosso
O Parque Indígena do Xingú tem as aldeias Piyulaga, Waurá, Moigu e Ikpeng. Para visitar, é preciso o contato de um indígena conhecido.No Amazonas
Alguns donos de pousadas e hotéis fazem a ponte com muitas aldeias.