ESTILO VIAGEM

Castelo em Gramado inaugura temporada enogastronômica 2025

Destaques incluem degustação de Don Melchor 2021, eleito o “Vinho do Ano”, o célebre Festival do Jamón Ibérico, Festivais Catena Zapata e Chandon Experience, e Temporada de Trufas Brancas, apenas citando alguns

A partir deste mês e até dezembro, o Castelo Saint Andrews confirma seu protagonismo na cena enogastronômica brasileira com uma agenda de festivais que, ao mesmo tempo em que respeita a tradição, renova experiências e rótulos premiados no Restaurante Primrose – eleito em 2024 o melhor restaurante de hotel boutique da América do Sul pela Condé Nast Johansens e múltiplo vencedor do World Luxury Restaurant Awards.

Gnocchi de la Fortuna. (Foto: divulgação)

temporada abre em 24 de maio com o Festival Gnocchi Fortuna, que faz do ritual italiano de prosperidade um jantar de três versões do clássico nhoque arrematado por tiramisù artesanal, música ao vivo e toques simbolistas. No Dia dos Namorados, 12 de junho, o clima de romance se intensifica em salas intimistas com o Jantar Fondue Suisse, reunindo quatro fondues – de frutos do mar ao chocolat belga – e o brinde obrigatório de Moët & Chandon.

Dia dos Namorados, no Castelo Saint Andrews. (Foto: divulgação)

LEIA TAMBÉM: Conheça o oásis luxuoso e sustentável no deserto do Chile

Restaurante Primrose, um destino gastronômico na Serra Gaúcha. (Foto: divulgação)

O inverno segue quente a partir de 21 de junho, quando o Primrose celebra o Don Melchor 2021 – eleito “Vinho do Ano” – em menu que inclui filé Wellington e mousse de manga, enquanto 12 de julho traz a Noite Alemã, em que schnitzel, joelho de porco e torta de maçã ganham companhia de vinhos germânicos servidos no salão neoclássico. Os aromas ibéricos dominam 19 e 26 de julho no Festival Jamón Ibérico, combinação de presunto de 36 meses, polvo à la galega e crème catalana harmonizados com rótulos espanhóis de guarda.

Jantar com fondues suíços. (Foto: divulgação)
Filé Wellington, um clássico do Primrose. (Foto: divulgação)

Agosto reserva três encontros

No Dia dos Pais, 9 de agosto, velouté de pinhão e ossobuco trufado acompanham vinhos gaúchos como Don Giovanni e Miolo. Logo depois, 16 de agosto recria o glamour do Festival de Cinema de Gramado com o Festival de Cinema – Sabores do Brasil, onde risoto negro com Red Angus e sobremesa de baru dividem o palco com bolhas Chandon.

Jantar com o vinho do ano, Don Melchor 2021. (Foto: divulgação)

Em 30 de agosto, a vitrine volta-se à Argentina no Festival Catena Zapata, unindo cordeiro Dorper a ícones como Gran Enemigo e Catena Alta.

Adega do Castelo Saint Andrews. (Foto: divulgação)

A primavera começa antes, em 13 de setembro, com o Almoço Farroupilha: costelão no fogo de chão servido nos jardins do castelo eleva tradições gaúchas a patamares de alta gastronomia. Sete dias depois, 20 de setembro, chega o Festival Sabores da Primavera, que celebra cores e aromas da estação com tournedo Rossini, batata tartufada e espumantes sazonais.

Suite Ambar, requinte e aconchego na Serra Gaúcha. (Foto: divulgação)

Outubro é mês de borbulhas. Nos dias 11 e 18, o Festival Chandon Experience traz vieiras canadenses, tartar de atum e filé mignon em diálogo com a linha Prestige. O clima natalino surge cedo, 25 de outubro, quando o Festival Natal Luz com La Fleur Pétrus apresenta boeuf bourguignon e confit de pato ao lado de safras raras do mítico château francês.

Temporada de Trufas Brancas é aguardada este ano. (Foto: divulgação)
Tournedos Rossini, um clássico. (Foto: divulgação)

Deixe um comentário