ESTILO VIAGEM

Welcome to the bright night: tradicional parque paranaense anuncia caminhada sob as estrelas

O mês de setembro termina com a tradicional Caminhada Noturna oferecida pelo Parque Vila Velha. O evento, aguardado com ansiedade pelos visitantes acontece no dia 30 de setembro (sábado).

Em maio deste ano, a TOPVIEW fez o trajeto e recomenda muito a experiência! Assista ao vídeo em que mostramos a Caminhada Noturna do Parque Vila Velha.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por TOPVIEW (@topviewclub)

Caminhada Noturna do Parque Vila Velha: o trajeto

O trajeto da caminhada é de cerca de 4,5 km, ladeando os blocos de arenitos utilizando apenas as estrelas como fonte de luz, até chegar na icônica Taça, quando os participantes retornam, após a contemplação, partindo para o ponto especial de observação ao telescópio.

Conduzidas pelo professor Matheus Frare, as Caminhadas Noturnas são sucesso no Parque há vários anos, e possuem foco na instrução a astronomia e curiosidades repassadas aos participantes ao longo do trajeto.

Sob a luz das estrelas

Quem participa da Caminhada Noturna consegue observar a olho nu diversos astros, porém, isso depende muito da época do ano e das condições do céu.

“Conseguimos observar planetas, constelações, a mancha da nossa própria galáxia cruzando o céu, nebulosas, galáxias vizinhas, em alguns casos, isso inclui a galáxia de Andrômeda: o objeto mais distante que se pode ver consistentemente a olho nu, aglomerados de estrelas, meteoros (estrelas cadentes), satélites artificiais (Hubble, ISS, entre outros)”, revela Frare.

O pôr do Sol indescritível

Quem optar por participar a Caminhada Noturna, deve ficar atento ao relógio, pois ela é realizada horários distintos de início conforme a época do ano.

“A caminhada inicia por volta de 20 a 30 minutos após o pôr do Sol. Ao longo do ano, os horários de pôr e nascer do Sol variam, seguindo as estações do ano, de modo que no inverno temos noites mais longas do que dias (caminhada começa mais cedo), e no verão dias mais longos que noites (caminhada começa mais tarde)”, explica o professor.

Visão privilegiada da lua e de planetas

Ao fim da caminhada, um potente telescópio, posicionado estrategicamente em um ponto de observação dentro do Parque Vila Velha, revela aos participantes detalhes do céu visto anteriormente a olho nu.

“Contamos com um telescópio newtoniano de abertura de 16 polegadas. Isso significa que o equipamento consegue captar cerca de 4000x (quatro mil vezes mais) luz do que o olho humano, permitindo que enxerguemos objetos muito mais longínquos do que somos capazes de ver naturalmente. O equipamento também é computadorizado, rastreando automaticamente o objeto de desejo no céu para facilitar a observação pelo visitante. Esse nível de equipamento geralmente é exclusivo para pesquisa em observatórios astronômicos, raramente estando disponível ao público em geral no Brasil”, completa o especialista.

O que vestir para a Caminhada Noturna?

Para quem deseja conhecer o Parque Vila Velha de uma maneira diferente e observar o céu, recomenda-se que para a Caminhada Noturna o participante use calçados e roupas confortáveis, levando em consideração a queda de temperatura durante a noite.

Não é necessário trazer lanternas.

Recomenda-se não marcar outro compromisso na noite do evento, uma vez que ele termina tarde. E, para melhor experiência, desligar-se de tecnologias como telefone celular para que se possa dar toda a atenção à visão e olfato, enriquecendo a experiência.

Serviço

Quando: 30 de setembro

Onde: Parque Vila Velha (Rodovia BR-376, Km 515 s/n Rua Silva Jardim – Vila Velha, Ponta Grossa – PR)

Ingressos: compre agora.

Deixe um comentário