ESTILO VIAGEM

Bolgheri, a joia desconhecida da Toscana

A cidade é exemplo de um bom marketing. Ao não dizer muito, já diz tudo

Por um minuto, esqueça a paisagem típica do filme Sob o Sol da Toscana, característica do Val D’orcia, com seus girassóis e vales verdes, e tente imaginar uma Toscana à beira-mar. 

Os ciprestes ainda estão ali, a vida em ritmo calmo também, mas, agora, em vez de uma infinitude de montanhas, ao final dos imensos parreirais, vê-se o mar. 

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Essa é a paisagem de Bolgheri, uma região da Toscana que me encantou nesta última viagem pela Itália. 

Para quem gosta de vinho, Bolgheri é o lugar que deu origem ao Sassicaia, um supertoscano reconhecido como o melhor vinho da Itália e um dos melhores do mundo. 

Apesar dessa introdução turística, como colunista de marketing, o que me levou a escrever este texto não foi a beleza da região ou a qualidade do vinho, mas, sim, a simplicidade com qualidade como marca genuína de Bolgheri. 

Meu papel no dia a dia é construir marcas e posicionamentos para contar melhor a história e o propósito das empresas que atendo. 

Viajar é, portanto, para mim, um enorme laboratório prático. Onde passo o olhar, busco interpretar como aquela história está sendo contada. 

Bolgheri me brilhou aos olhos, pois conta muito bem sua essência de um jeito silencioso. 

Muito tem se falado sobre “quiet luxury”, uma tendência vista principalmente no universo da moda, em que marcas demonstram sua qualidade por meio de peças discretas, com tecidos de boa qualidade, em cores sóbrias. Predominam peças imponentes e, ao mesmo tempo, simples. 

Infelizmente, grande parte das tentativas que vejo para isso me parece falsa ou forçada. Bolgheri consegue transmitir essa sensação de elegância porque a faz de forma verdadeira. 

Lá, nada grita aos olhos. Não existem logos, letreiros, showrooms, ambientes produzidos. Quando cheguei para almoçar na Tenuta San Guido, produtora do Sassicaia, quase não encontro o local, de tão discreto que era – e isso, por si só, já diz muito. Isso já é comunicação. 

Ao visitar outras vinícolas, como a Tenuta Guado al Tasso, da elegante Família Antinori, ou a Imperiale, que produz o surpreendente Imperfetto, o que se vê são casas de família com jardins bem cuidados, a família envolvida no dia a dia e uma obsessão pela qualidade do que produzem. 

O marketing pode ajudar a contar bem uma história, mas o trabalho bem feito sempre vem antes. Bolgheri é um exemplo disso. Ao não dizer muito, já diz tudo.

*Matéria originalmente publicada na edição #289 da TOPVIEW.

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