Universidade instala totem inteligente de controle voltado ao combate à Covid-19  - TOPVIEW

Universidade instala totem inteligente de controle voltado ao combate à Covid-19 

Dispositivo utiliza reconhecimento facial e faz a verificação do uso de máscara e análise da temperatura de quem entra na Universidade 

Compartilhe

Com o objetivo de proteger estudantes, professores e colaboradores e ajudar no combate à propagação do novo coronavírus, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) instalou, no Bloco Azul da Universidade, um totem de controle. O dispositivo, que utiliza mecanismo de reconhecimento facial, faz a verificação do uso de máscara e análise da temperatura das pessoas que entram na instituição. 

A iniciativa é da startup curitibana Qexpert, que passa por incubação na Hotmilk, ecossistema de inovação da PUCPR. Fundador e CEO da empresa, Jared Andrade explica que o conceito já foi provado com outro cliente da capital paranaense, que vai instalar o totem em todas as entradas de uma indústria para controle e triagem.  

“A ideia é que o cliente utilize em uma solução completa, com integração aos sistemas de acesso ao local, como catracas e portas magnéticas. O dispositivo conta também com um painel de gestão que permite ao responsável pelo controle da entrada fazer o monitoramento mesmo distante, para evitar a aglomeração de pessoas”, afirma.  

Paula Cristina Trevilatto, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da PUCPR, diz que o totem veio para somar às outras iniciativas e pesquisas da Universidade que buscam conter a propagação da Covid-19. Junto das outras medidas tomadas pela instituição, como distanciamento de 1,5 metro, instalação de mais dispensers de álcool gel 70% nos corredores, obrigatoriedade do uso de máscaras, além do modelo que utiliza inteligência artificial para guiar tomadas de decisão, o dispositivo vai maximizar a proteção de estudantes e colaboradores que precisarem se dirigir presencialmente ao campus da capital paranaense. 

“A inovação está no DNA da PUCPR e a instalação do totem, aprimorado em um programa da Universidade, é mais uma prova disso. Estamos dedicando todas as nossas forças no combate ao coronavírus. Queremos que todos permaneçam saudáveis para que em breve possamos estar juntos novamente em atividades presenciais”, diz. 

A Qexpert está há três meses na Hotmilk, ecossistema de inovação da PUCPR que tem como propósito fortalecer, desenvolver e promover inovação, empreendedorismo e tecnologia para empresas, startups e para a sociedade. A Hotmilk está localizada em Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo. Atualmente, conta com um hub de inovação com mais de 40 startups conectadas e uma estrutura excelente para a incubação de novas empresas com base tecnológica e inovadoras. 

(Foto: divulgação)

Sobre a experiência da empresa no hub, Andrade é só elogios. Ele afirma que mesmo em pouco tempo, os profissionais da aceleradora apresentaram os produtos da startup a grandes indústrias da região e sempre acompanharam o projeto de perto, a fim de auxiliar no que fosse preciso.  

“A equipe da Hotmilk sempre está de prontidão e atenta às necessidades de grandes empresas para interligá-las às startups que ali estão sendo incubadas ou aceleradas. A experiência está agregando muito valor à Qexpert, indo além de nossas expectativas iniciais”, relata o CEO. 

In this article

Join the Conversation