ESTILO

Tudo combinando: saiba escolher uma toalha de mesa para sua sala de jantar

Chegou a hora de pensar nos melhores tamanhos e tecidos para fazer uma decoração incrível para sua casa

Os detalhes são o que fazem toda a diferença na hora da decoração. Afinal, as mesas e cadeiras merecem um toque extra, não é?

Para dar esse diferencial na sua sala de jantar, você pode trabalhar com vários pontos: papel de parede, boiseries (as famosas molduras francesas na parede), lustres e até mesmo a toalha de jantar. Já percebeu o quanto a mesa posta faz sucesso na internet de uns tempos para cá?

Então, que tal escolher tudo com muito carinho, combinando com seu mobiliário, para ter uma mesa de jantar com muito estilo para receber família e amigos?

Hoje, vamos te contar alguns pontos que farão toda a diferença na escolha da sua toalha de mesa. Vamos lá?

Como fazer a mesa posta 

A mesa posta é a organização dos pratos, talheres e copos para uma determinada refeição. São aquelas mesas bonitas, com organização impecável e que combinam todos os itens para deixar o ambiente mais sofisticado ou, até mesmo, divertido.

Na hora de montar, não só a refeição, mas também a ocasião deve ser considerada. Um café da manhã pede uma mesa posta mais leve e sem muitos elementos chamativos. Toalhas de mesa xadrez ajudam a fugir do branco e brincam com a ideia do piquenique.

Por outro lado, páscoa e natal pedem decorações mais temáticas e cores específicas para combinar com a data. Para montar a sua, pense nos seguintes detalhes:

  • Primeiro, pense em qual toalha de mesa você quer usar. É importante que ela seja do tamanho certo para que ela não fique arrastando no chão e as pessoas não tropecem nela;
  • Depois, escolha o jogo americano ou sousplat;
  • Em seguida, escolha os pratos e copos de acordo com a refeição e as bebidas. No caso dos pratos, os menores vêm em cima. Já as taças ficam no canto superior direito;
  • Os talheres são os próximos. Os garfos ficam do lado esquerdo e vem do menor para o maior, de dentro para fora;
  • Por fim, o guardanapo vem ao lado dos garfos.

A toalha de mesa, além de estar de acordo com a refeição, deve ter o tamanho correto. Para escolher a sua pensando no formato da mesa de jantar, acompanhe as dicas que daremos agora.

Fique atento ao tamanho

Cada mesa de jantar tem um tamanho adequado de toalha. Temos muitos modelos, formatos e até mesmo materiais. É uma variedade incrível e que pode deixar sua mesa de jantar como você quiser. 

Mas, para não errar, é preciso saber que cada mesa tem um tamanho ideal de toalha de mesa:

  • Mesas redondas e triangulares: 1,55 a 1,60 m (mesas de 4 lugares) e 1,75 a 1,80 (mesas de 6 lugares);
  • Mesas quadradas: 1,40 x 1,40 m (4 lugares) e 2,25 x 2,25m (8 lugares);
  • Mesas retangulares: 1,40 x 2 m ou 1,60 x 2,20 (6 lugares), 2,40 x 1,60 m (8 lugares) e 3 x 1,50 m (10 lugares).

Essas dicas são ideias para as mesas do dia-a-dia. Não é a mesma coisa para meses de festa, por exemplo. Nessas ocasiões, as toalhas de mesa tem um caimento bem longo para dar formalidade.

Abuse da criatividade para escolher a toalha de mesa

Hoje em dia, temos uma diversidade enorme de materiais, cores e estampas para aproveitar na hora da decoração. Já pensou na elegância de ter uma toalha de cetim? E na sofisticação das toalhas feitas à mão artesanalmente? O que não faltam são opções.

Para criar um ambiente mais animado e criativo, abuse de cores e estampas na sua toalha de mesa e, para combinar, aposte em pratos e sousplat mais neutros. O contrário também pode ser feito: não fica lindo pratos coloridos e uma toalha branca com detalhes em renda? É uma mistura de sofisticação e modernidade que você deve experimentar.

Alguns tecidos bons para toalha de mesa são: TNT, suede, cetim, renda, camurça, algodão, crochê e poliéster.

Basta escolher a que melhor atende à sua necessidade e abusar da criatividade. São muitas as combinações e você pode montar um ambiente com a sua cara! Que tal tentar?

Deixe um comentário