Toda forma de arte
“Tudo que você pode imaginar é real.” – Pablo Picasso
Toda forma de arte é real. A arte pode ser entendida e definida de várias maneiras. Umas mais universais, outras, porém, que surgem direto da interpretação do artista. Independentemente de como possa ser definida a arte, diante das diversas opiniões, o mais importante é o que ela é capaz de proporcionar aos seus espectadores.
Desde o princípio da humanidade, a arte esteve presente, acompanhando a evolução humana e, assim, claro, sofrendo mutações. A arte é expressão: de uma realidade, de um sonho, de um acontecimento. Não importa — a arte é inspiração.
Inspira tanto que agrega em diversos setores. Cultos são aqueles que consomem arte. Espertos são aqueles que a interpretam em seu dia a dia. A arte está na moda, na música, na televisão. Em todos os lugares. Toda criação tem seu fundo de arte.
A moda, então, tem uma relação muito estreita com a arte. Ambas são expressões dos sentimentos e desejos de seus artistas. O designer, ao criar uma coleção, aproxima-se muito de um universo criativo e artístico e, por esse motivo, há diversas peças de roupas que homenageiam grandes pintores e suas famosas obras.
Um dos exemplos mais conhecidos dessa relação foi quando Yves Saint Laurent, em 1965, estampou seus vestidos com telas de Piet Mondrian. Mas, antes mesmo de Yves, Elsa Schiaparelli encontrou sua inspiração no pintor Salvador Dalí e criou o “vestido de lagostas”, em 1937.
No mundo moderno e atual, não apenas a moda segue os passos artísticos como, também, a televisão, que foi uma revolução na comunicação da humanidade e se utiliza da arte todos os dias em suas linguagens. O reality show O Grande Assador, reproduzido pela RICtv, é um exemplo disso. O programa traz três grandes chefs brasileiros julgando o preparo de churrasco de 12 participantes. O reality, criado pela Bull Prime e apresentado pelo proprietário da casa de carnes premium, Marcos Canan, é uma novidade na televisão brasileira e promete arrancar suspiros, assim como toda forma de arte.
*Matéria originalmente publicada na edição #259 da revista TOPVIEW.