Terrários e suculentas são tema de festival
Elas combinam muito com ambientes internos – e costumam sobreviver bem nestes espaços. Talvez por isso terrários e suculentas tenham caído tanto no gosto dos brasileiros nos últimos anos e são tendência em decoração até hoje. Para atender essa demanda, a Agapanthus Floricultura está promovendo um festival de terrários e suculentas até o dia 12 de agosto e compartilhou conosco algumas dicas relacionadas aos cuidados dessas plantas.
Vidros abertos ou fechados?
Há duas correntes principais na jardinagem que tratam de terrários. Uma defende que o terrário, obrigatoriamente, deve ter tampa e ser fechado. A outra, dá uma brecha e possibilita um recipiente aberto.
Montagem simples
Para a montagem coloque uma camada de pedras entre três e cinco centímetros dentro do recipiente do terrário. Em seguida, adicione uma camada de terra suficiente para cobrir as raízes das mini-plantas. Depois, é só ornar com elementos decorativos, respeitando os espaços para seu desenvolvimento.
Cuidados com seu terrário
Luz ambiente, mas não exposto ao sol, é o local perfeito para seu terrário.
Cuidados com seu mini-jardim
É preciso ter cuidado para não regar demais os terrários e suculentas encharcando as raízes. A ponta do seu dedo será seu balizador. Desta forma você sentirá se o solo está seco precisando de rega.
Cuidados com suculentas
As plantas suculentas da nova geração quase não necessitam água. Em geral, borrife-a diretamente na terra uma vez por mês, apenas o suficiente para umedecer o solo, sem encharcar.
Além de vasos prontos, o festival também coloca à disposição do cliente os elementos avulsos para a montagem do jardim particular em casa: argila expandida, pedras de quartzo, substrato e os vidros, nacionais e importados. Ainda coloca uma variedade de suculentas, cactos e mini-plantas para a formação do seu jardim particular.