ESTILO

Taxa para entrar em Veneza começará a ser cobrada em 2023

Medida anunciada pela prefeitura já está na fase de testes e contará com um sistema de identificação através dos chips dos celulares

A partir do início do verão europeu, Veneza passará a fazer um teste do sistema de reserva para entrar no centro histórico da famosa cidade italiana, anunciou o prefeito Luigi Brugnaro. Neste semestre, o cadastramento não terá nenhum custo. A medida deve servir como um controle diante do aumento do número de visitantes na cidade, que nas ultimas semanas se assemelharam aos dados pré-pandemia. A partir de 2023, quem desejar visitar a região ao norte da Itália deverá pagar uma taxa de reserva. 

Quem não estiver hospedado no centro da cidade, ou seja, visitantes únicos que desejam turistar apenas pelo dia, deverão fazer uma reserva online mediante o pagamento de uma taxa que varia de acordo com o número de viajantes no dia. Os valores variam de 3 a 10 euros, ou seja, para visitar Veneza você poderá ter que desembolsar até R$ 52.  

Essa é uma medida que já vêm sendo estudada pelas autoridades italianas desde o período pré-pandemia. Veneza é uma das cidades europeias mais visitadas e o turismo de massa vem prejudicando principalmente seu sistema sanitário. Já que o ingresso deverá ser pago com antecedência através de um aplicativo ainda em desenvolvimento pela prefeitura, promete freiar e controlar o acesso desgovernado as atrações da região. 

Aglomeração de turistas em Veneza, na Itália. (Foto: Getty Images)

“Começaremos com uma fase de testes dos turistas diários que serão convidados a fazer reservas em um site ligado à prefeitura que estamos finalizando. Quem fizer, vai ganhar incentivos que podem ser uma redução no valor de algum ingresso ou outras formas que ainda estamos aperfeiçoando. Quem não reservar, não ganhará nenhum benefício” disse o assessor de Turismo, Simone Venturini, ao jornal La Repubblica.

Controlados pelo um sistema chamado de Smart Control Room, que já está sendo instalado na cidade, os visitantes devem passar por pontos de controle, como cancelas e catracas, localizados nos principais pontos. Os turistas já podem se inscrever na plataforma para os testes de credenciamento, entretanto, as taxas só serão cobradas a partir de 2023.


(Via: Casa Vogue)

Deixe um comentário