ESTILO

SOMA Galeria: Fotógrafo cria os primeiros cartões-postais dos 10 menores municípios do Paraná

O livro Novas Maurílias, que terá lançamento na SOMA Galeria em 22 de julho traz para o grande público histórias e curiosidades destas localidades

Foi do romance As Cidades Invisíveis, de Italo Calvino, que o fotógrafo Tom Lisboa tirou inspiração para seu novo livro, “Novas Maurílias”, que terá lançamento na SOMA Galeria em 22 de julho (quinta-feira), a partir das 17h. Além da sessão de autógrafos durante o evento, Tom irá enviar para o público,  gratuitamente, dezenas de cartões-postais com fotos e histórias destas cidades. O projeto tem o incentivo do Governo do Estado do Paraná através do Profice e teve apoio da Copel e Tintas Virginia. 

A relação com o livro de Calvino encontra-se no título. Maurília, na obra do escritor italiano, é uma cidade que oferecia aos seus visitantes, uma certa quantia de cartões-postais para que estes pudessem comparar a cidade atual com imagens que mostravam como ela havia sido. A partir do momento que Iguatu, Esperança Nova, Guaporema, São Manoel do Paraná, Mirador, Nova Aliança do Ivaí, Jardim Olinda, Santa Inês, Miraselva e Santo Antônio do Paraíso receberam seus primeiros cartões-postais, passaram a ser, ao mesmo tempo, novas Maurílias. 

A escolha pelos menores municípios veio pela constatação de que os cartões-postais, de modo geral, são um privilégio dos grandes centros urbanos ou importantes polos turísticos. “Quando recebemos um postal de alguém, sonhamos com aquela cidade a partir de uma foto e um recado que é escrito no verso. Eu quis proporcionar aos dez menores municípios do Paraná, todos com população entre 1.500 e 2.500 habitantes, uma oportunidade de tirá-los da invisibilidade e fazer o grande público sonhar com eles também.”, explica Tom. 

O envio de postais durante o lançamento reforça a conexão destas cidades quase invisíveis com outros centros urbanos. Depois de doar para cada um dos municípios 3.000 postais, Tom encerra este projeto enviando postais com imagens e histórias destas cidades para todo o mundo. Serão centenas de cartões e, quem comparecer à SOMA Galeria, vai ter a chance de, alguns dias depois, receber uma boa surpresa pelo correio. 


Serviço:
Lançamento do livro “Novas Maurílias”; sessão de autógrafos com o autor Tom Lisboa
Onde: SOMA Galeria – Rua São Francisco, 179 (no multiespaço SFco179) – Curitiba, PR

Quando: 22/07 (quinta-feira), a partir das 17h
Preço promocional de lançamento: R$ 30,00
Facebook: Tom Lisboa
Instagram: @tomlisboa
Site: clique aqui

Deixe um comentário