ESTILO

Semana do Curry será realizada pela primeira vez no Brasil, em homenagem a um dos pratos mais apreciados no Japão

As organizações governamentais do Japão com representação no Brasil se uniram para promover a culinária japonesa, com o objetivo de divulgar os produtos japoneses e torná-los mais acessíveis

Um dos pratos mais populares da culinária japonesa, o ensopado à base de curry tem origem na Índia. No Japão, é tão popular que o dia 22 de janeiro é conhecido como o “Dia do Curry”, instituído pelo Conselho Nacional dos Nutricionistas Escolares para homenagear o prato, que é considerado o preferido pelas crianças e um dos mais consumidos no país. Essa data será comemorada pela primeira vez no Brasil durante a Semana do Curry, no período de 22 a 28 de janeiro.

O curry, ou caril, é uma mistura de diversas especiarias, tem origem na Índia e é utilizado amplamente na Ásia. No Japão, foi introduzido na Era Meiji (1869-1913) e ao longo dos anos, foi sendo adaptado ao estilo japonês. Consumido majoritariamente na forma de ensopado, no Japão, para facilitar seu consumo, a indústria alimentícia passou a produzir o curry em tabletes que são dissolvidos na sopa, facilitando o preparo. É um prato de elaboração fácil e muito nutritivo, que vem ganhando relevância, tornando-se indispensável para os japoneses nos últimos 60 anos.

Iniciativa do governo japonês

A iniciativa da promoção da Semana do Curry é capitaneada pela JETRO São Paulo e conta com o apoio da Embaixada do Japão no Brasil, Consulados-Gerais do Japão no Brasil, Japan House São Paulo e Fundação Japão. O objetivo é difundir a cultura gastronômica japonesa, divulgar os produtos japoneses e promover seu consumo no Brasil, assim como promover os estabelecimentos que vendem produtos japoneses e que contam com a Certificação Japanese Food and Ingredients Supporter Stores.

Programação da Semana do Curry

As redes sociais da JETRO São Paulo estão publicando posts com explicações sobre o curry e receitas utilizando o ingrediente. De 18 e 22 de janeiro, todas as organizações japonesas participantes divulgarão simultaneamente a Semana do Curry. A hashtag #semanadocurry é a oficial da ação e poderá ser utilizada por todos que postarem conteúdo sobre esse prato.

As ações planejadas para a semana visam falar sobre os hábitos alimentares japoneses com a publicação de histórias, dicas, curiosidades e receitas nas redes sociais. A Fundação Japão vai publicar um vídeo com a pesquisadora de culinária japonesa Akiko Ishizu, no canal de Youtube da Jetro São Paulo.

Lojas e restaurantes terão ações promocionais sobre o curry e os estabelecimentos serão divulgados nas redes sociais da JETRO, com um mapa de localização para que os interessados saibam onde encontrar os produtos (o mapa está na página).

O chef Kazumine Nohara, responsável pela cozinha da Embaixada do Japão, vai mostrar como preparar este prato de modo fácil em casa. Restaurantes japoneses também estão envolvidos na Semana do Curry e alguns deles terão a visita do Embaixador do Japão no Brasil, sr. Akira Yamada. Além disso, o Cônsul-Geral do Japão no Rio de Janeiro, Tetsuya Otsuru, receberá influenciadores digitais para um jantar em sua residência.

“Queremos que iniciativas como estas se tornem mais comuns no futuro e também gostaríamos de trabalhar para popularizar e expandir o consumo de alimentos e ingredientes japoneses com a cooperação de restaurantes e lojas varejistas para que os produtos japoneses tornem-se mais acessíveis em qualquer lugar do País..”, afirma Hiroyuki Saito, Diretor do Departamento de Comércio Exterior da JETRO São Paulo.

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