Sejam bem-vindos ao almoço no Castelo
Quem passa pela Avenida do Batel, em Curitiba (PR), encanta-se ao ver, de longe, um castelo de estilo francês em meio a tantos prédios, trânsito e movimento. A relíquia arquitetônica, que foi construída entre os anos de 1924 e 1928, impõe-se na região mais nobre da cidade e, atualmente, após 80 anos de sua abertura, abriga um centro de eventos que contempla festas, casamentos e jantares.
Em tempos de pandemia, que impedem o acontecimento de grandes cerimônias, o Castelo do Batel inova em sua forma de celebrar com uma nova opção de entretenimento: o Almoço de Domingo – além do já conhecido Sunset no Castelo. O primeiro reúne pessoas para aproveitarem o buffet do local nos domingos e o segundo, como o nome sugere, acontece nos fins de tarde, de quinta a sábado. Com estreia no dia 25 de outubro, os embaixadores da TOPVIEW puderam conferir, com exclusividade, a avant première que marcou a estreia dessa nova modalidade de entretenimento.
“A primeira motivação [para criar os eventos] foi, olhando os tempos atuais, a inovação, o que queríamos para manter a estrutura, e as pessoas, principalmente. Com o Almoço de Domingo, a expectativa é a de agregar muito para o turismo de Curitiba, já que muitas pessoas já vêm de outras cidades para conhecer o local, programam-se para vir e participar do produto”, explica Marcelo do Amaral Lupion, diretor e sócio-proprietário do Castelo do Batel Eventos e do Buffet do Castelo. Quando falamos em diferenciais, o primeiro ponto que salta os olhos é, de fato, o produto em si: um ponto turístico histórico bem conservado, com jardim mantido de forma impecável e com localização acessível. Como cita Lupion, o monumento é um verdadeiro “pedacinho da Europa no coração do Batel”.
Apesar de considerarmos o Almoço de Domingo uma nova atração em Curitiba, o Castelinho do Batel — como é gentilmente chamado pelos moradores da capital — normalmente abre para eventos diversos, como citado anteriormente. Festas, ações sociais, workshops e feiras são algumas das atividades que já aconteceram no local. “A família Lupion, desde a época do 36º governador do Paraná, Moysés Lupion, sempre abriu as portas do castelo para o público. Temos relatos de que Luiz Guimarães, cafeicultor que construiu o castelo, também oferecia eventos para a sociedade. Vários documentos históricos retratam momentos em que foram recebidas muitas pessoas e, na fase atual, na nova geração, os Natais, por exemplo, são abertos para mais de 2 mil crianças todo ano. Ficamos muito felizes em ver que esses produtos atuais [o Almoço e o Sunset] estão com um alcance maior de visitação”, divide o diretor e sócio-proprietário.
Para estrear os domingos no castelo com chave de ouro, uma avant première foi organizada pela empresária Rossana Lazzarotto, especialista em eventos especiais com foco em sofisticação e luxo. Lá, os embaixadores da TOPVIEW conferiram de perto a decoração e o cardápio requintados, além de participarem de um tour pelos cômodos do Castelo, guiado pela administradora, palestrante e escritora Danielle Lupion, casada com Marcelo Lupion. “A avant première para os embaixadores foi um sucesso. O bom gosto deles foi um termômetro para os
almoços, que têm uma decoração agradável e um cardápio delicioso. Acho que o evento em si foi uma coisa bastante europeia”, conta Rossana. Segundo ela, o destaque do Almoços de Domingo é que, além do público ter a oportunidade de saborear um cardápio refinado, ele também pode conhecer o Castelo por dentro, assim como os embaixadores da revista.
*Matéria originalmente publicada na edição #243 da revista TOPVIEW.