Saiba como pensar como um trendsetter
O que falar depois de tantos ícones que comigo estiveram nestes últimos sete dias trazendo seus pensamentos à frente do mercado trendsetter no Instagram? MUITO! E essa capacidade de síntese tem que ser uma das competências a se trabalhar após tudo isso.
Mas aqui também coloco você pra pensar: pós-o-quê? O pós não cabe aqui. Já estamos vivendo o agora. E é agora que devemos agir – e não só pensar.
Já ressignificamos nosso tempo. Já é outro em que vivemos, em um planeta único, sentido por todos. O que se movimenta lá do outro lado impacta aqui entre nós, ainda mais quando falamos sobre consciência.
Historicamente, e como comentado pelo professor João Braga na primeira live da sequência pense como um trendsetter, compreender o ar do tempo nos traz muito conhecimento, que se traduz em uma tríade de conhecer o passado, entender o presente e planejar um futuro melhor.
“Dê mais valor nas coisas que deixamos de dar, isso inclui o trabalho e exposição, que neste momento único deve trazer coerência entre nosso discurso e ações”, comentou o empresário e fazedor de topmodels, Anderson Baumgartner, da Way Model.
No terceiro encontro, Carlos Ferreirinha, uma das minhas referências sobre mercado de luxo, disse que “estamos em um momento de reset, onde o mundo está parado e onde temos a chance de resgatar a nossa brasilidade, as nossas diferenças, materiais e produção locais, os nossos conceitos regionais, que serão combustível para nossa retomada da dinâmica social”.
O mesmo pensamento trouxe Pati Bianco, que acredita que estamos em um momento de rever conceitos e perder o medo da cozinha, de buscar hábitos de vida, on e offline e, para isso, temos que viver mais o presente.
“Quebramos padrões na comunicação de anos em apenas alguns dias e por isso comunicaremos ainda mais de uma única forma: da forma que fazemos hoje: on e off unidas – oneline”, conceituou Marcus Yabe, diretor de conteúdo do Grupo RIC.
Sobre carreira e educação, o primeiro ponto para definir é entender o que está acontecendo no mundo e, para isso, devemos aliar a tecnologia para acelerar o olhar e resultados, desde que aprendidos e não só sabidos, foi o que trouxe Ronaldo Cavalheri, CEO do Centro Europeu.
E pra fechar essa sequência de pensamentos de trendsetter, a última live com convidado trouxe Paulo Biacchi, designer que trabalha a prática e funcionalidade – e que destacou que um trendsetter não está ligado ao luxo, mas sim a quem pensa à frente, aponta e mostra comportamentos. Um trendsetter está na favela, na esquina, no lugar onde o novo está.
Que tal? Onde está o novo?
COM VOCÊ! COMIGO! Na capacidade que temos de se reinventar, ressignificar, sermos empáticos, usarmos nossas emoções, convivermos em sintonia e no presente!
SIM. Para guiar comportamentos devemos viver o presente – conceito ressaltado pela maioria das opiniões que fizeram parte da sequência de conteúdo, onde também coloco a minha. Viver o presente com a intensidade que somente o presente pode nos proporcionar, e, assim, construir um futuro tão sólido que nenhum passado será capaz de desequilibrar.
Poético né?
Mas necessário para que possamos ser nós mesmos, ressuscitados depois de um ataque global de um serzinho que nem ao menos conhecemos por completo, mas que tem mostrado uma grande tragédia no homem.
Valeu a pena?
Para mim MUITO! E pra isso escrevi este texto depois desta série, pra marcar estes nossos tempos e servir de consulta pra recordar que o viver é hoje. E é assim pensa um trendsetter.
Meu novamente muito obrigado a todos que me acompanharam nas lives em no meu Instagram e as empresas que foram parcerias neste projeto.