Saiba como manter as folhas frescas e crocantes para uma refeição nutritiva e saborosa
O consumo de folhas, como alface, rúcula, couve e agrião faz diferença para o bom funcionamento do organismo, devido à presença de minerais e vitaminas, essenciais para a saúde. Além disso, tornam as receitas mais nutritivas e saborosas. Para isso, é fundamental mantê-las frescas e crocantes para a melhor experiência de consumo.
Então, Isabela, marca de massas, biscoitos e torradas da região Sul do País, dá algumas dicas fundamentais para que elas se mantenham fresquinhas para o consumo. Confira como é fácil:
1°: Encha uma bacia grande com água morna (entre 41°C e 43°C). Para verificar a temperatura, coloque um pouco de água no seu pulso e você conseguirá sentir se está morna;
2°: Mergulhe as folhas com cuidado e deixe-as de molho por 5 a 10 minutos;
3°: Seque as folhas com cuidado, de preferência em uma centrífuga. Sacuda-as delicadamente para retirar o excesso de água. Coloque-as na centrífuga aos poucos e não gire com muita velocidade para que não se quebrem;
4°: Resfrie. Para isso, cubra a verdura com um pano úmido e leve à geladeira e deixe por 30 minutos.
5°: Tempere a gosto, mas só no momento em que for consumi-las.
Viu como é fácil? Agora, aproveite as folhas que estão na geladeira e prepare deliciosos Charutos.
INGREDIENTES
1 repolho grande
Queijo parmesão, ralado
Para o recheio
250 g de nhoque
3 colheres (sopa) de azeite
3 dentes de alho, picados
1 cebola pequena, picada
½ kg de carne moída
2 tomates, sem sementes e picados
1 xícara (chá) de azeitonas verdes, picadas
2 ovos cozidos (somente a clara), picados
Sal e salsinha picada a gosto
Para o molho de tomate
3 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho, picados
1 cebola pequena, picada
8 tomates sem pele, sem sementes e picados
3 colheres (sopa) de polpa de tomate
Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto
MODO DE PREPARO
Prepare o molho de tomate: em uma panela média aqueça o azeite, refogue o alho e a cebola. Junte os tomates sem pele e sem sementes, polpa de tomate e 1 xícara (chá) de água. Deixe apurar, acerte o sal e tempere com a pimenta-do-reino e o orégano. Retire do fogo e reserve.
Prepare o refogado de carne moída: em uma panela média, aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Junte a carne moída e refogue até que comece a fritar. Acrescente os tomates, azeitonas verdes e as claras de 2 ovos cozidos. Acerte o sal, salpique a salsinha, mexa delicadamente e reserve.
Prepare o charuto: em uma panela grande, ferva 3 litros de água com sal, mergulhe o repolho e deixe as folhas murcharem um pouco. Separe delicadamente as folhas e reserve para a montagem dos charutos. Em uma panela grande ferva 2 ½ litros de água com sal e cozinhe o Nhoque Isabela. Para isso, coloque a massa e mexa de vez em quando, até que água volte a ferver. Deixe cozinhar de acordo com o tempo indicado na embalagem ou até que fique “al dente”, ou seja, macia, porém resistente à mordida. Escorra a massa e esfrie em água corrente. Em uma tigela grande, misture bem a massa com o refogado de carne moída. Recheie as folhas de repolho com a mistura de massa com carne moída e modele em formato de charutos. Acomode os charutos em um refratário grande, regue por cima o molho de tomate, polvilhe queijo parmesão, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180 ºC) por 45 minutos. Retire do forno e sirva a seguir.