ESTILO

Rota da MPB: 5 locais no Rio que celebram o estilo musical

A capital carioca é o berço de vários clássicos da música popular brasileira e ainda é um dos melhores lugares do país para quem é fã do gênero

A cidade maravilhosa inspirou algumas composições mais famosas da música popular brasileira, a MPB, gênero musical que surgiu na década de 1960. Lá, o estilo nasceu, se popularizou e se misturou a outros ritmos bem brasileiros, como samba e choro, espalhando-se junto a eles pela cidade e pelo país.

Não é surpresa que o Rio de Janeiro seja, então, um dos melhores lugares para quem quer conhecer mais e curtir dias e noites com muita música popular brasileira. Tem interesse em aproveitar esse roteiro cultural? Saiba em quais pontos turísticos você não deve deixar de ir na sua próxima viagem para lá.

Ipanema

Uma das músicas mais famosas do Brasil é Garota de Ipanema, inspirada numa das mais icônicas praias da zona sul do Rio de Janeiro. A canção de Tom Jobim faz parte do gênero bossa nova, mas também é MPB. Por isso, visitar o local também tem tudo a ver com a celebração do estilo.

Ipanema fica numa localização estratégica, entre Copacabana e Leblon, outros dois bairros que também estão profundamente ligados à música brasileira, já que foi nessa região que o gênero popular nasceu.

A praia é uma das mais visitadas da cidade e, além do banho de mar, é ponto para a prática de vários esportes aquáticos e da areia. A vista do local é paradisíaca e, não por acaso, é um cartão-postal do Rio.

Pedra do Sal

A Pedra do Sal é um monumento histórico que fica no bairro da Saúde, considerado um berço da África no Brasil. O local é palco de apresentações de samba e choro, especialmente por conta de sua proximidade com a Prainha e o Morro da Conceição, pontos de encontro de vários sambistas, como Pixinguinha e Heitor dos Prazeres.

Vários grupos de samba de raiz se apresentam no local, mas é preciso ficar atento à programação, já que os shows não acontecem todos os dias.

Arcos e bares da Lapa

A Lapa é o bairro boêmio mais famoso do Rio de Janeiro e a música popular brasileira, junto ao samba, reina nas dezenas de bares, restaurantes e baladas da região. Os Arcos da Lapa são parada obrigatória para uma foto bem brasileira. A lista de lugares para conhecer na região é enorme, mas vamos destacar três dos mais tradicionais.

Circo Voador

O Circo Voador, que fica na Praça dos Arcos, é um espaço importante para o rock nacional, mas também para a MPB. Quem já foi num show no local garante que é uma experiência marcante. 

Bar Semente

O Bar Semente também é outro lugar que vale a pena conhecer. Chico Buarque é um dos frequentadores do local e certa vez pediu uma cerveja no balcão e surpreendeu quem deu a sorte de estar lá naquela noite.

Rio Scenarium

O Rio Scenarium é um bar, restaurante e espaço cultural que fica num casarão do século XIX. É um dos bares mais famosos do mundo e tem samba, choro e MPB todos os dias.

Bondinho Pão de açúcar

O primeiro teleférico do Brasil é um dos pontos turísticos mais visitados do Rio de Janeiro e liga o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar. O lugar oferece uma vista deslumbrante de vários dos locais icônicos que inspiraram os compositores da MPB, como a Baía de Guanabara.

Centro Cultural Cartola

Esse é um espaço que celebra a vida e a obra de Agenor de Oliveira, o Cartola, um dos principais nomes da música popular brasileira. Fica na Mangueira, onde o cantor nasceu e viveu, e abriga o Museu do Samba, que tem uma exposição permanente sobre a obra de Cartola e a história do samba carioca.

Deixe um comentário